Esportes

Previsão financeira do Inter fica cada vez mais grave

Clube estima ter capacidade para resistir à crise no máximo até o início de setembro
Publicado: 04/06/2020 às 08:40 | Atualizada: 17/11/2020 às 11:51
Correio do Povo

Nenhum dos principais dirigentes esboçou qualquer tentativa de diminuir a importância ou o alcance da crise financeira do clube. Pelo contrário, o presidente Marcelo Medeiros faz questão de expor os efeitos da paralisação do futebol nos cofres do clube, inclusive como forma de convocar a torcida para ajudar a superar essas dificuldades. Porém, a situação é cada vez mais grave, ao ponto de colocar em risco o funcionamento da instituição já nos próximos meses. Segundo algumas previsões, o Inter tem capacidade para resistir até, no máximo, o começo de setembro.

O Inter fechou o primeiro trimestre, ainda sem os efeitos da pandemia, com R$ 34 milhões de déficit. A tendência era recuperar o valor nos outros meses do ano, mas a falta do futebol fez cessar as principais receitas do clube, como os direitos de televisionamento e as premiações por participação nas fases da Libertadores e do Campeonato Gaúcho.

“Temos fôlego para suportar até final de agosto ou início de setembro. Mas precisamos da ajuda dos associados. Até por isso, lançamos essa nova campanha para diminuir a inadimplência e buscar novos sócios”, afirmou Medeiros nesta semana, citando o plano que prevê recompensar os associados, inclusive com a eternização do nome em um monumento a ser construído no pátio do estádio Beira-Rio.

As medidas de contenção de despesas atingiram todos os setores do clube e não pouparam o futebol. Os jogadores aceitaram uma redução salarial e prorrogaram o recebimento de três meses dos seus direitos de imagem para o ano que vem. Além disso, os homens do futebol não deverão fazer novas contratações. A prioridade é manter o atual grupo, buscando nas categorias de base alguma peça que possa faltar. Por isso, algumas renovações de contrato foram antecipadas, como as de Rodrigo Lindoso, Dourado, Thiago Galhardo e Uendel.

“Não temos qualquer informação sobre a volta das competições. E eu entendo que os times, em geral, trabalharão com os grupos que começaram o ano. Por isso, a gente está trabalhando para manter o grupo, que a gente acha que é bom. Estamos trabalhando para manter esse grupo forte, agregando mais alguns jogadores da base”, afirma Medeiros, que finaliza: “O cenário não permite contratações. Contratar, neste cenário, seria loucura”.

Nos primeiros dias após a paralisação do futebol, o Inter previu três cenários e preparou o clube para enfrentá-los. O problema é que o mais cruel, que previa uma parada de 90 dias das competições e uma quebra de receita de R$ 100 milhões, se esgota em duas semanas. Depois disso, os dirigentes precisarão rever o planejamento, além de fazer novos cortes de gastos.

Partidas das equipes gaúchas adiadas

CBF adia partidas de todas as equipes gaúchas por 20 dias em competições nacionais

Decisão foi anunciada pela confederação na tarde desta terça-feira (7)

Hoje
Adiamento

CBF adia jogos dos times do RS até a próxima segunda (6)

Situação acontece devido aos eventos meteorológicos no Estado

5 dias atrás

Copa do Brasil: Grêmio não joga bem e empata com Operário; Inter x Juventude é transferido

Tricolor gaúcho com pouca inspiração ficou no 0 a 0 com o Fantasma paranaense. Jogo do Colorado foi transferido devido às enchentes no RS

6 dias atrás
Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

1 semana atrás
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

1 semana atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

1 semana atrás