Saúde

São Borja tem mais de 500 focos do mosquito Aedes aegypti

Autoridades sanitárias estão em alerta
Publicado: 05/06/2020 às 13:46 | Atualizada: 14/11/2020 às 00:07
Correio do Povo

Em São Borja, autoridades sanitárias contabilizaram 535 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela em 2020. A veterinária Janaina Leivas, do Serviço de Vigilância em Saúde do município, ressalta que o quadro verificado na região é ainda mais preocupante. Na cidade argentina de Santo Tomé, do outro lado da fronteira, são 32 pessoas com dengue. Em território brasileiro, várias cidades próximas a São Borja, especialmente nas Missões, têm dezenas de casos, inclusive com mortes registradas.

A recomendação básica é sempre redobrar as ações de limpeza e de prevenção. “É bom não esquecer que, não bastassem todas as doenças que podem ser transmitidas pelo Aedes aegypti, temos que considerar a leishmaniose e agora mais a pandemia do novo coronavírus”, alerta Janaina. Ela acrescenta que “a eventual incidência simultânea de duas ou mais doenças pode ser fatal”.

Um dos principais motivos de alerta é o hábito de populares descartarem lixo, clandestinamente, em áreas periféricas da cidade. “Isso além de demandar mais serviços de limpeza para a prefeitura, representa riscos ampliados de doenças e ainda a maior chance da multiplicação de ratos, cobras, escorpiões e outros animais peçonhentos”, lembra. Pneus também vêm sendo jogados no meio ambiente, mas a solicitação é para que sejam levados ao ponto de coleta, no antigo Hospital São Francisco.

Nos terrenos baldios, depósitos de água, lixo e matagais têm os dejetos irregulares removidos periodicamente por equipes da administração. O proprietário do imóvel é notificado e orientado a ele mesmo manter limpo o local. Em relação aos ambientes domésticos, a indicação é para revisão permanente e eliminação de quaisquer depósitos de água.

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

5 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

5 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

6 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

6 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

6 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás