Geral

Prefeito de Porto Alegre suspende flexibilização de novas atividades

Aumento no número de internações em leitos de UTI na capital foi o fator crucial para o recuo
Publicado: 09/06/2020 às 10:34 | Atualizada: 13/11/2020 às 19:43
Matheus Garcia

Por conta do alto índice de ocupação de Leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por pacientes com covid-19 nos hospitais de Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan Jr. decidiu por não flexibilizar as medidas de restrição no município. O anúncio foi feito na tarde dessa segunda-feira (8). A decisão foi tomada em acordo com o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus de Porto Alegre. 

Conforme dados apresentados, a capital está com 62 leitos de UTI ocupados por pacientes infectados pela covid até ontem, sendo que em torno de 60% dos pacientes são do interior e 40% naturais de Porto Alegre. Na última sexta-feira (5), eram 44 leitos ocupados. Segundo Marchezan, a velocidade e a ocupação dos leitos de UTI serão monitoradas até quarta-feira (10), quando o Comitê Técnico vai se reunir novamente para tomar as próximas decisões.  

“Faremos isto para que nos próximos dias possamos ter notícias em virtude da evolução desses números, sejam elas mantendo a situação, sejam elas restringindo novamente as atividades ou liberando de acordo com a equalização no crescimento desses números”, salientou Marchezan. 

Ainda de acordo com o prefeito, ainda há 35 pacientes internados em UTI que aguardam o resultado do teste para coronavírus. Mas para o chefe do Executivo municipal, este é um número médio comparado ao número de habitantes de Porto Alegre. 

As atividades que estavam sendo analisadas para serem flexibilizadas nos próximos dias incluíam templos religiosos e igrejas, esportes coletivos profissionais, feiras de artesanato e cursos livres. O plano de retorno das atividades escolares também segue em pauta, segundo Marchezan. 

O decreto publicado no dia 20 de maio continua em vigor. Mas apesar da suspensão das novas liberações, Marchezan assinalou que o objetivo é voltar a um quase normal, já que a normalidade total ainda será muito difícil de acontecer neste momento.  

Consequência dos temporais

Região Central do RS é a mais afetada pelo desabastecimento, diz Corsan

Dos 257 mil imóveis com o abastecimento de água comprometido, 164,5 mil são de Santa Maria e arredores

Hoje
Comunidade

Moradores de Camaquã reclamam que água da Corsan está com cheiro e gosto de óleo

Essa situação acontece nesta quarta-feira (1º), feriado de Dia do Trabalhador

Hoje
Datas comemorativas

1º de maio: entenda tudo sobre o Dia do Trabalhador

Data é celebrada anualmente em vários países

Hoje
Oportunidades de trabalho

Formatta RH está com 11 vagas de estágio para Camaquã

Inscreva-se, envie o currículo ou compareça na Formatta RH; acesse a matéria e saiba mais

Hoje
Temporais

Corsan emite boletim sobre situação de desabastecimento no RS

Boletim foi atualizado na manhã desta quarta-feira (1º)

Hoje
Métodos de pagamento

Sites de apostas e métodos de pagamento mais populares

Hoje