Geral

Sexta-feira começa com tempestades e ventos fortes em várias regiões do RS

Camaquã registrou queda de galhos de árvores, alagamentos e destelhamentos; municípios vizinhos também foram atingidos
Publicado: 12/06/2020 às 09:35 | Atualizada: 17/11/2020 às 11:58
Matheus Garcia

A sexta-feira (12) começou com chuva e ventos fortes em grande parte do Rio Grande do Sul. Esses fenômenos ainda devem ocorrer no Estado pelo menos até o período da tarde, devido ao ingresso de uma frente fria vinda do Uruguai. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nessa quinta-feira (11) para risco de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo entre meia-noite e 15 horas desta sexta no território gaúcho.  

Chuva forte, com risco de temporais, é prevista para as regiões Sul e na Fronteira Oeste. Segundo a Somar Meteorologia, os municípios que fazem divisa com o Uruguai devem ser os mais atingidos. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. A Defesa Civil também emitiu o alerta para a possibilidade de chuvas intensas e risco de temporal. 

Ao longo do dia, a chuva deve se espalhar entre a Região Central e a Região Metropolitana, porém, com menos intensidade. A Região Norte deve ser a única do Estado onde o tempo permanece firme. 

As temperaturas começam a cair no sábado (13). A frente fria avança sobre o RS, provocando precipitações fortes na metade Norte. Em compensação, nas regiões da Campanha e Sul, o tempo deve abrir por causa do avanço de um sistema de alta pressão atmosférica. 

Em Camaquã, a chuva começou já na madrugada desta sexta, aumentando nas primeiras horas da manhã. De acordo com a estação meteorológica da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD,) já choveu 30 mm no município até às 9 horas, enquanto que as rajadas de vento sopraram a 18 km/h.  

Houve registros de queda de galhos de árvores na cidade, como o que aconteceu na Rua Presidente Vargas, em frente à Funerária Camaquense. No bairro Viégas, ruas estão alagadas. Na esquina da localidade da Pacheca, interior do município, duas residências ficaram destelhadas. Além de registros de postes caídos em Tapes e Arambaré e falta de luz nesses municípios, além de Dom Feliciano, São Lourenço do Sul e Cristal, segundo informações da Defesa Civil de Camaquã.

A previsão é de que a chuva persista até o fim do dia na região da Costa Doce. Os termômetros ficam na casa dos 15°C e não passam dos 23°C. O final de semana na Capital do Arroz Parboilizado deve ser de sol entre nuvens no sábado e ensolarado no domingo (14). As mínimas serão baixas, registrando apenas 4°C amanhã e 7°C no domingo. Já as máximas oscilam entre 17°C e 14°C, respectivamente. Se chover, será apenas na madrugada do sábado, com acumulados que não devem passar do 1,5 mm. 

Processo Seletivo Simplificado

Prefeitura de Camaquã convoca 2 aprovados no processo seletivo da Educação

Convocados têm dois dias úteis para se apresentarem no setor de recursos humanos da SMED

Hoje
Previsão do tempo

Veja como será o tempo nesta quinta-feira (9) em Camaquã

Temperaturas devem cair em todo o RS

Hoje
Mudança de endreço

É alterada temporariamente a sede da Brigada Militar em São Lourenço do Sul

Para emergência ligue (53) 98406 7221 ou chame no WhatsApp pelo (53) 3251 1407

Hoje
Enchentes no RS

Governo não recusou ajuda do Uruguai, afirma Secretaria de Comunicação Social

Helicóptero do país vizinho ajuda nas operações de resgate do RS

Hoje
Janta solidária

Clube Garrucha realiza janta solidária para ajudar vítimas das enchentes no RS

Valor arrecadado será destinado às pessoas que foram atingidas em Arambaré e Santa Rita do Sul

Hoje
Alagamentos

Após enchentes, cavalo fica ilhado em cima de casa em Canoas

Situação foi registrada por um helicóptero que sobrevoava o local

Hoje