Saúde

Dois óbitos em decorrência da covid-19 em Mariana Pimentel são de pessoas da mesma família

Município está, neste momento, com dois casos positivos da doença, ambos tendo falecido por complicações causadas pelo novo coronavírus
Publicado: 16/06/2020 às 11:37 | Atualizada: 16/11/2020 às 03:46
Matheus Garcia

Na madrugada dessa segunda-feira (15), o segundo paciente diagnosticado com coronavírus em Mariana Pimentel veio a óbito em Porto Alegre. Atualmente, o município registra dois casos positivos da covid-19, com ambos tendo falecido em decorrência da doença. Além de 22 casos descartados e um total de 31 pacientes monitorados, sendo que cinco deles ainda permanecem em isolamento, conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde. 

O óbito de ontem trata-se de um homem de 46 anos, que estava internado no Hospital Conceição, na capital. Ele realizava tratamento contra um câncer no sistema linfático na mesma unidade hospitalar e coletou material para exame no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).  

O resultado do teste só foi comunicado à prefeitura logo após a morte, mesmo tendo sido emitido pelo Lacen antes da fatalidade, conforme afirmou o médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, Ulisses Guimarães, em vídeo gravado juntamente com o prefeito Renato Gonczoroski e publicado na página oficial da prefeitura no Facebook na noite de ontem. Ainda segundo Guimarães, o hospital já havia sido notificado do resultado positivo, porém, por ser final de semana, não atualizou o sistema para repassar essa informação à administração municipal. 

De acordo com informações do portal de notícias ClicR, esse homem que faleceu ontem é filho da primeira vítima da covid-19 no município, que morreu no último dia 10, no mesmo hospital, em Porto Alegre. O senhor, de 73 anos, teria procurado a UBS de Mariana Pimentel com sintomas fortes da doença, precisando ser removido para a alta complexidade da capital por seu quadro de saúde ser grave. 

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, um mapeamento dos locais onde os pacientes circularam foi realizado e também solicitou para que as pessoas com as quais eles mantiveram contato que permaneçam em isolamento domiciliar preventivo. Ainda seguindo os protocolos estabelecidos, essas pessoas estão sendo monitoradas e se submeterão a testes rápidos e de SWAB para covid-19 entre o décimo e décimo quarto dia a partir do contato. 

O município também intensificou as campanhas de orientação da população alertando para a importância e a necessidade de prevenção contra o contágio, considerando que o vírus está circulando pelo município. Um carro de som tem rodado pela cidade e comunidades do interior transmitindo orientações. Também no site da prefeitura foram publicados novos apelos à comunidade neste sentido. E nessa segunda, um agente de saúde e uma técnica de enfermagem estiveram nos comércios, aferindo a temperatura e lembrando a comunidade sobre o uso correto da máscara, distanciamento social e protocolos de higienização. 

Assista ao vídeo:

Boletim epidemiológico:

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

6 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

6 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

1 semana atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

1 semana atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

1 semana atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás