Saúde

Camaquã contará com duas novas Unidades Básicas de Saúde

Nesta quinta-feira (18), a UBS Cohab será inaugurada, enquanto que a UBS Dona Tereza está prevista para começar a funcionar no próximo dia 29, conforme anúncio do Poder Executivo nesta tarde
Publicado: 16/06/2020 às 17:06 | Atualizada: 17/11/2020 às 02:13
Matheus Garcia

Mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão inauguradas neste mês em Camaquã. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (16) pelo secretário da Saúde, Fabiano Martins, juntamente com a secretária adjunta Taise Rössler dos Santos e o coordenador da Vigilância Epidemiológica Luciano Pereira Dias. 

Nesta quinta-feira (18), a UBS Cohab começa a funcionar para atender os moradores do bairro Dr. Rosinha e adjacentes, que serão divulgados em breve. E no próximo dia 29, a UBS Dona Tereza será inaugurada, devendo ser a unidade de atendimento de referência para os moradores do bairro Dona Tereza e arredores.

Segundo a secretária Taise, cada UBS terá um médico e um enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF) disponíveis. O atendimento nesses locais será por demanda espontânea, ou seja, por ordem de chegada e que englobará grupos prioritários, que vão desde bebês e gestantes indo até as mães pós-parto. Porém, Taise solicitou que os camaquenses só procurem atendimento médico nas unidades em caso de extrema necessidade, isso para que sejam evitadas as aglomerações, principalmente em locais de alto risco de contágio do coronavírus. 

Também foi informado durante o pronunciamento que Camaquã será divido em dois grandes grupos (cidade e interior), sendo que cada bairro terá uma UBS de referência, inclusive os moradores das localidades do interior, que também contarão com um médico e um agente de saúde disponíveis. Esses agentes estarão, a partir de julho, visitando as casas e orientando a população sobre a covid-19, conforme afirmou Taise. 

Neste primeiro momento, as unidades estarão funcionando em prédios alugados. Mas, de acordo com o secretário Martins, já existe um projeto de construção própria da prefeitura para as UBSs. A notícia foi bastante comemorada pelos representantes do Executivo municipal, já que, conforme afirmaram Taise e Fabiano, há quatro anos, o município contava com apenas 12% de cobertura da atenção básica de saúde e alcançará quase 80% depois da inauguração dessas duas novas UBSs. 

Assista ao pronunciamento:

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

4 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

4 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

5 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

5 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

5 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás