Mundo

Prefeito de Londres reduz próprio salário por crise da pandemia

Remuneração de Sadiq Khan era de 191 mil dólares por ano
Publicado: 17/06/2020 às 10:19 | Atualizada: 15/11/2020 às 16:04
Correio do Povo

O prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, anunciou nesta quarta-feira um corte de 10% em seu salário para responder à crise orçamentária causada no município pela pandemia de Covid-19, e que também afeta muitas outras cidades britânicas.

"É justo que me ofereça como voluntário para um corte de salário imediato nestas circunstâncias extremamente difíceis", afirmou ele em um comunicado, ressaltando o "impacto devastador" da pandemia nas finanças locais.

Até então, seu salário era de 152 mil libras anuais (191 mil dólares). Khan também anunciou que congelará os salários de 15 membros de sua equipe. Devido à perda de receita pela crise sanitária, Londres enfrenta um déficit orçamentário de 493 milhões de libras (618 milhões de dólares) nos próximos dois anos.

Ele advertiu que, sem a ajuda do governo, poderá ter de fazer cortes em serviços, como polícia, bombeiros e transporte."Farei tudo que estiver ao meu alcance para convencer os ministros a não imporem outra era de austeridade ao governos locais e regional", afirmou, alertando que muitas outras prefeituras do país se encontram em situação similar.

O financiamento das prefeituras por parte do governo britânico diminuiu drasticamente na última década, em meio a políticas de austeridade de administrações conservadoras pela crise financeira global de 2008.

A economia britânica se viu duramente atingida pelo confinamento contra o coronavírus: perdeu mais de 20% de seu PIB em abril; em dois meses 600 mil postos de trabalho foram perdidos; e o país caminha para a pior recessão de sua história moderna.

Neste contexto econômico, outros dirigentes locais e regionais ecoaram o apelo de Khan por fundos complementares, de modo a enfrentar a crise gerada pela pandemia.

Abalo

Terremoto em Taiwan já matou 12 pessoas e deixou desaparecidos

Abalo sísmico ocasionou queda de prédios e prendeu mais de 400 pessoas em um hotel

3 semanas atrás

Brasileiro que visitou a Finlândia mais de 50 vezes explica porque o país é o mais feliz do mundo

País foi considerado o mais feliz do mundo, pela sétima vez consecutiva, por ranking da ONU

3 semanas atrás

Candidata a prefeita é morta a tiros durante comício no México

Gisela Gaytán, de 38 anos, disputava as eleições pelo município de Celaya

3 semanas atrás

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Taiwan e deixa ao menos nove pessoas mortas

Esse é o terremoto mais forte dos últimos 25 anos no país

3 semanas atrás
Balanço trimestral

Brigada Militar realiza 28,1 mil prisões no primeiro trimestre de 2024

BM ainda realizou a apreensão de 1,6 tonelada de drogas, sendo 1,33 tonelada de maconha, 192,1 quilos de cocaína e 86,7 quilos de crack

3 semanas atrás

VÍDEO: ponte desaba após navio cargueiro bater contra a estrutura em Baltimore, nos EUA

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e foram considerados mortos pelas autoridades

1 mês atrás