Saúde

Startup Fácil Consulta é destaque no mercado consultas médicas acessíveis

Plataforma cresce na Região Sul do país e se destaca com ações de impacto social positivo
Publicado: 19/06/2020 às 15:33 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:04 | Grazieli Gotardo - Reverso Comunicação
Redação BJ News

Uma proposta que nasceu em 2017 está ganhando cada vez mais adeptos em 2020: a marcação de consultas médicas com valores acessíveis através da internet e menos tempo de espera no agendamento através do Fácil Consulta. A startup de Pelotas, no Sul do RS, conta com 450 médicos cadastrados e também sofreu com os impactos da pandemia, mas no mês de maio já registrou o crescimento da procura pelas consultas novamente. Na pandemia a empresa ainda se reinventou e criou um serviço gratuito para atender a população, além de implantar a telemedicina.

Após se consolidar em Pelotas, sede da empresa, o Fácil Consulta já conquistou espaço em outras cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O cofundador e CMO da startup, Patrick Goulart, conta que atualmente as três cidades com mais demanda pelo serviço são Pelotas, Santa Maria (RS) e Maringá (PR). "Apesar de ser a última cidade onde iniciamos, Maringá teve uma aceitação muito boa e estamos crescendo bem", aponta ele.

Segundo Goulart, no início do isolamento social, na segunda quinzena de março, houve uma quebra de 40% nas consultas que já estavam agendadas, mas a ideia não era recuar: a resposta da empresa ao momento de calamidade na saúde pública foi desenvolver um serviço gratuito de teleorientação médica e aconselhamento psicológico sobre o COVID-19. Desde então, foram 200 consultas realizadas. "Como uma empresa do setor de saúde e tecnologia, era nossa obrigação desenvolver uma solução com impacto social", destaca o CMO.

Outra novidade nos últimos meses foi o desenvolvimento da uma plataforma para viabilizar a telemedicina, regulamentada emergencialmente no país com a pandemia. “É uma opção tanto para os pacientes quanto para os profissionais, além de ser uma forma mais segura para quem está nos grupos de risco poder seguir o acompanhamento médico”, explica Goulart.

A retomada no agendamento das consultas já é observada desde maio com mais de 1.700 marcações no site, mas Goulart lembra que muitos médicos ainda não retornaram às atividades. A relação com os profissionais também é destaque na startup, que promoveu adaptações no processo de captação de parceiros. "Antes o contato com os médicos era através de visitas nos consultórios, mas isso não está sendo possível. Para seguir o processo de expansão, estamos estimulando a indicação de novos parceiros para os médicos colegas, somado ao processo de inside sales através do contato telefônico e por e-mail", explica, acrescentando que há uma alta aceitação dos profissionais com o novo modelo do Fácil Consulta.

Já quanto aos pacientes, a aceitação também é positiva: mais de 70% das pessoas que agendam uma consulta, voltam a marcar outra dentro de um ano. O número de indicações também comprova o sucesso da proposta, já que hoje mais de 30% dos cadastros de pacientes são originados de indicações de outros que já utilizam o serviço.

Agendamentos práticos e custo-benefício

O Fácil Consulta é focado em oferecer consultas particulares que podem chegar a valores de até 60% abaixo do agendamento normal. Além dessa questão, o que atrai muitos pacientes é a possibilidade de marcar consultas com menos tempo de espera na agenda do médico. Já para os profissionais, essa é uma possibilidade de aumentar em até 95% a taxa de presença nos consultórios. “Aceitamos somente profissionais com CRM válido, o que aumenta a segurança para os pacientes”, ressalta o CMO da startup.

Além de Pelotas, Santa Maria e Maringá, o Fácil Consulta também disponibiliza marcações nas cidades de Caxias do Sul, Joinville, Florianópolis e Londrina. Ao todo, já foram mais de 19.000 consultas realizadas, atendendo cerca de 40 especialidades médicas, agora também através das teleconsultas. A startup, cujo projeto nasceu dentro da universidade, passou por etapas de validação no mercado e hoje está consolidada no Pelotas Parque Tecnológico com uma equipe de nove pessoas.

Sobre o Fácil Consulta

O Fácil Consulta foi desenvolvido para revolucionar, ampliar e facilitar o acesso à saúde para a população brasileira. Para isso conta com uma plataforma online que lista os horários disponíveis em consultórios de dezenas de especialidades médicas. Depois de instalar o app ou acessar o site, basta que o paciente faça a busca do profissional utilizando alguns filtros e, pronto: em poucos passos, a consulta estará agendada. Um dos grandes diferenciais da consulta marcada pelo Fácil Consulta é o valor muito mais acessível que o de um atendimento particular, podendo variar por especialidade. Outro diferencial relevante é a possibilidade do paciente ter disponível a foto do profissional e suas qualificações, avaliações e opiniões de outros pacientes que já consultaram com o profissional, assim, o Fácil Consulta traz uma maior tranquilidade para aquela pessoa que não conhece o profissional. O blog do Fácil Consulta traz novidades e dicas valiosas para a saúde.

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

4 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

4 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

5 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

5 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

5 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás