Educação

Leite descarta retorno às escolas em julho e faz nova previsão para agosto

Governo do RS deverá apresentar detalhamento sobre a nova organização do calendário escolar presencial no pronunciamento da próxima segunda-feira (29)
Publicado: 25/06/2020 às 16:06 | Atualizada: 17/11/2020 às 08:47
Matheus Garcia

O governador Eduardo Leite anunciou, na live desta quinta-feira (25), que a segunda etapa do planejamento do calendário escolar da rede de ensino só deverá ocorrer no mês de agosto – e não em julho como estava previsto. A nova data, que levou em consideração o atual cenário epidemiológico do coronavírus no Estado, é válida para estudantes da rede pública e privada de ensino, além das universidades e cursos técnicos de todo o Rio Grande do Sul. 

“Nós projetávamos o retorno para o início de julho e isso, evidentemente, já não acontecerá. O mais provável é o retorno para o mês de agosto e por etapas”, afirmou o governador. O detalhamento do retorno às atividades escolares presenciais deverá ser apresentado no pronunciamento da próxima segunda-feira (29).

Leite destacou que apenas metade dos estudantes gaúchos da rede pública se cadastraram na plataforma "Google for Education" – usada para conectar professores a alunos. Estes desafios, segundo ele, estão sendo solucionados em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e as coordenadorias regionais de ensino.

Outra colocação feita pelo governador para justificar o recuo foi o grande número de internações de pacientes com doenças respiratórias nos hospitais que geralmente ocorrem em julho. A demanda esperada para este período, de acordo com Leite, sobrecarregaria àquela já provocada pela pandemia da covid-19.

Para auxiliar em um novo planejamento de volta às escolas, a Seduc vai abrir uma consulta pública, na próxima semana, no intuito de coletar análises de cerca de 3 mil entidades ligadas à educação e assistência social do RS. O formulário digital será entregue às coordenadorias, conselhos tutelares e demais associações vinculadas às redes de ensino. 

Já o retorno das aulas práticas em laboratórios no ensino universitário, também previsto para o próximo mês, não terá nenhuma mudança nos protocolos apresentados pelo governo em maio.

Com informações do jornal Correio do Povo

Estudo

Escolas do interior de Encruzilhada do Sul seguem sem previsão de retorno das aulas

Na cidade, colégios retomam atividades nesta segunda-feira (6)

2 dias atrás

Seguem suspensas as aulas nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Dom Feliciano

Já as escolas municipais de Educação Infantil permanecem com atendimento presencial

3 dias atrás
Aulas suspensas

Dom Feliciano suspende aulas nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino

Escolas Municipais de Educação Infantil continuam com funcionamento normal

5 dias atrás
Vestibular

UFRGS divulga datas das provas do vestibular 2025

Cronograma completo com o período de inscrição ainda não foi informado

6 dias atrás

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (29)

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país

6 dias atrás
Enem 2024

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta (26)

Resultados dos pedidos serão conhecidos em 13 de maio

1 semana atrás