Geral

Entra em vigor neste sábado o decreto da bandeira vermelha em Arambaré

Entre as medidas adotadas pelo Executivo municipal está a interdição dos espaços públicos, inclusive o acesso à orla da praia
Publicado: 27/06/2020 às 12:21 | Atualizada: 17/11/2020 às 15:05
Matheus Garcia

Passa a valer a partir deste sábado (27) o novo decreto em Arambaré, que reafirma o estado de calamidade pública por conta do coronavírus e adota as medidas restritivas do Distanciamento Controlado quanto à bandeira vermelha em que a região foi classificada.

O documento foi publicado nessa sexta-feira (26) e determina que apenas os comércios essenciais funcionem, respeitando o teto de operação e adotando as medidas sanitárias e de distanciamento interpessoal impostas pelos órgãos de saúde. Além disso, a administração pública também estará com atendimento restrito e todos os espaços públicos, como as praças, pontos turísticos e a orla da praia estão interditados por tempo indeterminado.

A população está impedida de acessar esses locais, como também o trecho da praia que vai da faixa de areia até as ruas que fazem limite com a orla. Outra medida adotada abrange os hotéis e pousadas do município, que só poderão receber hóspedes que comprovem estadia por conta de atuação em serviço essencial.

O descumprimento das medidas restritivas impostas pode acarretar em multa a partir de R$ 2 mil, estando o poder público amparado pelo Art. 268 do Código Penal. O reincidente poderá responder processo e ser preso por descumprimento de medidas impostas para conter disseminação de doença contagiosa, também conforme a lei. Leia o decreto na íntegra.

O Executivo já havia anunciado, em pronunciamento realizado na quinta-feira (25), que iria migrar para a bandeira vermelha por ter um paciente positivo para covid-19 internado em UTI de Rio Grande, no Sul do Estado. Na ocasião, os representantes do governo municipal também frisaram todas as orientações para a população evitar aglomerações, utilizar máscaras de proteção, permanecer em casa e só sair se necessário, lavar as mãos e utilizar álcool em gel. Além disso, pediram aos moradores de municípios vizinhos para não visitarem Arambaré neste momento. Somente na quarta-feira (24), feriado de São João em Camaquã, mais de 400 veículos entraram na cidade, conforme balanço da prefeitura.

Já nesta manhã, foram iniciadas as operações de sanitização das áreas públicas da cidade e do distrito de Santa Rita do Sul. Simultaneamente, também estão ocorrendo ações de conscientização do comércio local e população em geral, bem como as barreiras sanitárias de monitoramento das pessoas que necessitam entar na cidade. Os trabalhos estão sendo realizados pelas equipes da Secretaria de Saúde, Assistência Social e Bombeiros Civis.

De acordo com o último balanço da covid, Arambaré está com três casos confirmados, 21 suspeitas descartadas e cinco exames que aguardam resultado.

Consequência das chuvas

Governador do RS projeta desastre pior do que em 2023 e alerta população

Leite enfatizou que as pessoas que moram em áreas de risco devem deixar suas casas e procurar abrigo em um local seguro

Ontem
Consequência dos temporais

Corsan cede maquinário para agilizar liberação da RS-401

Equipes da Corsan seguem acompanhando a cheia dos rios na região e monitorando os reservatórios e os pontos de captação de água para abastecer São Jerônimo e Charqueadas

Ontem
Consequência dos temporais

ANEEL informa a situação das usinas no Rio Grande do Sul

Comunicado foi emitido nesta quarta-feira (1º)

Ontem
Enchentes

Fortes chuvas causam alagamento na estrada da esquina da Pacheca em Camaquã

As fotos foram registradas por internauta do Blog do Juares, no final da tarde desta quarta-feira (1º)

Ontem
Consequência dos temporais

Região do Vale do Rio Pardo fará unificação de pedidos ao governo do RS e União

Grupo formado por prefeitos, deputados estadual e federal, autoridades de segurança pública e gestores decidiu pela unidade na pauta de pedidos dos municípios atingidos pela enchente no Vale do Rio Pardo

Ontem
Consequência dos temporais

Encruzilhada do Sul declara situação de emergência nesta quinta em função das fortes chuvas

Pelo menos 650 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela situação climática, conforme dados da Defesa Civil do município

Ontem