Geral

Semana inicia com risco de chuva forte e enchentes em algumas regiões do RS

Instabilidade deve permanecer no Estado pelo menos até a quarta-feira (8)
Publicado: 05/07/2020 às 22:05 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:24
Matheus Garcia

A segunda-feira (6) deve ser marcada pelo céu com muitas nuvens no Rio Grande do Sul, porém, o sol pode aparecer, especialmente em pontos do Oeste, Centro e Sul do Estado. Pode ter nevoeiro e neblina em muitos locais. Ainda chove no começo do dia na Metade Norte.

Da tarde para a noite, novas áreas de instabilidade ingressam com chuva na região, inclusive com trovoadas e risco de granizo isolado por conta de um centro de baixa pressão, que migrará do Paraguai trazendo muita instabilidade até quarta-feira (8) para o RS. A nebulosidade e chuva em algumas regiões fazem com que as temperaturas mínimas e máximas não variem muito.

Em grande parte da Região Norte os acumulados devem ser entre 100 e 200 mm. São esperados alagamentos, transbordamento de arroios e córregos, deslizamentos de terra e queda de barreiras em rodovias, com risco maior na Serra.

Entre as áreas que mais devem ser atingidas pelas chuvas intensas estão, também, as Missões, Planalto, Porto Alegre, Região Metropolitana e o Litoral Norte. Há risco de temporais isolados com raios, vento forte e granizo, começando a dar origem a um ciclone sobre o Leste gaúcho.

Todavia, os ventos não terão a força que tiveram na última semana. As maiores rajadas devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. Como o solo estará encharcado pela chuva excessiva, ventos moderados a fortes inevitavelmente trarão queda de árvores e postes de energia elétrica. 

A maior ameaça, porém, será a subida de rios. Deve chover muito na nascente do Jacuí, no Norte gaúcho, e em bacias como as do Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Paranhana. Com a chuva da última semana, juntamente com a egistrada neste domingo (5), os rios ainda estão com os níveis altos. Outro episódio de chuva volumosa logo em seguida fará com que o risco de cheias e enchentes seja alto para estes locais.

O amanhecer não será tão frio quanto nos últimos dias ao longo da semana. Em Camaquã, as temperaturas devem oscilar entre os 8°C e 16°C nesta segunda. Sol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove. Mas, na terça (7), o dia deve ser de sol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado, com chuva a qualquer hora. A precipitação gira em torno dos 25mm. Mínima de 10°C e máxima de 17°C. E, na quarta (8), também pode chover a qualquer hora, mas os volumes de chuva não passam dos 15mm. Os termômetros começam com 9°C e chegam aos 16°C. 

Com informações da MetSul Meteorologia e Climatempo

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para terça, 30 de abril de 2024

Saiba tudo o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Hoje
Eleição

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

Para tirar primeiro título é preciso comparecer ao cartório eleitoral

Ontem
Previsão do tempo

Terça-feira (30) será marcada pela forte chuva em Camaquã

Inmet divulgou alerta de grande perigo para a Costa Doce

Ontem
Exame toxicológico da CNH

Terça (30) é o último dia para que condutores das categorias C, D e E realizem exame toxicológico

Mais de 3,4 milhões de condutores ainda estão em situação irregular em todo o Brasil, sendo que 168 mil são do RS

Ontem
Tempestades

Inmet divulga alerta de perigo de tempestades para a região de Camaquã

Medida é válida até a próxima quinta-feira (2)

Ontem
Como proteger a sua empresa

Onda de falências: 5 dicas para proteger a sua empresa

Ter alguns cuidados pode ser a diferença entre falir ou manter a empresa de pé, explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros

Ontem