Geral

São Lourenço do Sul adota protocolos da bandeira laranja

Município registrou mais dois casos positivos de covid-19 nesta terça-feira (7)
Publicado: 07/07/2020 às 16:35 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:36
Matheus Garcia

Logo após o governo do Estado publicar, nessa segunda-feira (6), a classificação final das regiões na nona rodada do Distanciamento Controlado, e deixar o agrupamento de Pelotas na bandeira vermelha, mas liberando para os municípios da região poderem adotar os protocolos da bandeira laranja, desde que não registrassem mortes ou internações pela covid-19 nos últimos 14 dias, o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, anunciou que o município permaneceria na classificação da semana passada, que era a da bandeira laranja.

Embora tenha se reunido, no sábado (4), com os prefeitos do Consórcio Azonasul, que decidiram, a maioria, acatar as diretrizes da bandeira vermelha, e anunciado que São Lourenço do Sul não enviaria recurso para recorrer da decisão, Härter voltou atrás e passou a segunda-feira em tratativa com o Gabinete de Crise do Estado. O resultado foi que, por não registrar nenhum óbito por covid e a paciente do município com diagnóstico positivo para a doença que estava internada em Porto Alegre ter contraído o vírus na capital, São Lourenço deve continuar com os comércios funcionando segundo as normas da bandeira laranja.

Contudo, o gestor municipal foi enfático em seu pronunciamento ao solicitar a colaboração da comunidade, mesmo com a flexibilização. "Levem isto a sério. A gente tem percebido aqui em São Lourenço que nossos esforços, através de proibição de determinadas coisas, não têm sido levada (levados) a sério pela população. Contribuem (contribuam) com São Lourenço. Nós estamos tendo a oportunidade dentro da região de permanecer com nossos comércios funcionando. E, claro, obedecendo aquele mandamento de que é ficar em casa todos aqueles que não tem um motivo necessário para sair à rua", afirmou Härter.

Para o prefeito, a oportunidade de manter as atividades comerciais todas funcionando, mesmo que com uma série de restrições, é uma oportunidade única na região neste momento e que deve ser encarada com responsabilidade. "Vamos cumprir este decreto à risca para que nós, logo ali na frente, não tenhamos que mudar novamente. Porque nós estamos muito próximos de piorar a situação. Isso depende simplesmente de nós mesmos. Vamos todos colaborar para que possamos vencer esta etapa o mais breve possível com muita segurança", completou.

O decreto completo deve ser publicado ainda nesta terça-feira (7), conforme afirmou o chefe do Executivo municipal, durante sua fala.

Novos casos

Hoje, São Lourenço do Sul reportou mais dois casos positivos de covid-19, que correspondem a duas mulheres, de 23 e 47 anos, ambas moradoras do bairro Medianeira. Elas realizaram teste PCR e estão em isolamento domiciliar. Também nesta terça-feira, quatro pessoas saíram da relação de casos ativos, após cumprirem o prazo de recuperação. Trata-se de um caso do 5º Distrito, um do Balneário e dois da Barrinha. No momento, são seis casos ativos dentro do total de 27 registrados no município.

Conforme informações disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Saúde, os casos com o vírus ativo correspondem a: 

Mulher de 23 anos da MedianeiraMulher de 47 anos da MedianeiraMulher de 45 anos do NavegantesMulher de 76 anos do centroHomem de 52 anos do bairro AvenidaMulher de 40 anos do 5º Distrito

Ainda de acordo com a atualização, os casos suspeitos em isolamento domiciliar são 32, enquanto que os suspeitos aguardando resultado do teste somam 24. Os recuperados já alcançaram 21 e os testes realizados no município contabilizam 339, sendo 156 PCR e 183 rápidos.

Auxílio às famílias afetadas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Defesa Civil seguem com ações de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas

Ginásio Taborda continua recebendo doações de itens como: leite, fralda, lenço umedecido, água, colchão e alimentos não perecíveis

Hoje
Consequências dos temporais no RS

CEEE Equatorial informa que 178 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Municípios mais atingidos são: Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão

Hoje
Evacuação de bairro em Porto Alegre

Bairro de Porto Alegre terá de ser evacuado após dique transbordar

Com 91 mil habitantes, bairro do Sarandi fica na Zona Norte da Capital Gaúcha

Hoje
Temporais no RS

20 mil vidas já foram salvas em trabalhos de resgate no RS

Números envolvem ações de militares das Forças Armadas, Defesa Civil, policiais, Bombeiros e voluntários numa integração entre Governo Federal, estado e municípios

Hoje
Enchentes no RS

Defesa Civil confirma 78 mortes causadas pelos temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; 105 pessoas ainda estão desaparecidas

Hoje
Barragens em situação de emergência

Seis barragens estão em situação de emergência no RS

Governo do RS segue monitorando as estruturas que estão apresentando riscos de rompimento

Hoje