Geral

Homens gays estão liberados para doar sangue no Brasil

Anvisa acatou decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a restrição, considerada pela maioria dos ministros como "absurda e discriminatória"
Publicado: 10/07/2020 às 11:12 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:44
Matheus Garcia

Cumprindo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou na quarta-feira (8) a restrição que impedia homossexuais do sexo masculino de doarem sangue. Até então, homens que mantivessem relações sexuais com outros homens dentro do período de 12 meses não podiam realizar doação de sangue.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi o autor da ação no STF e apontou como absurdo e discriminatório este tratamento por parte do poder público. O julgamento para decidir o caso teve início em 2017. Em maio, os ministros formaram maioria provisória de votos para derrubar a restrição. Para o ministro Gilmar Mendes, que votou a favor, a discriminação sexual estava nítida no impedimento, uma vez que havia tratamento diferente entre homens gays e heterossexuais, mesmo que adotassem medidas de prevenção, assim como os homens hetero, que também podem estar em situação de risco sexual.

No entanto, a Anvisa permanecia seguindo a restrição. Em nota, o órgão informou que aguardava a publicação do acórdão do STF sobre o julgamento "para analisar as medidas administrativas e judiciais cabíveis, inclusive eventual apresentação de recurso sobre o tema". De acordo informações do site Gay Blog BR, com o fim desta medida restritiva, cerca de 18 milhões de litros de sangue poderão abastecer os hemocentros de todo o país. Diante da pandemia da covid-19, que reduziu ainda mais o número de doações e resultou na queda brusca dos estoques dos bancos de sangue, a comunidade LGBTQI+ comemorou mais esta conquista dentro das lutas por respeito e igualdade. O ato ja consta no Diário Oficial da União (DOU).

Temporais no RS

20 mil vidas já foram salvas em trabalhos de resgate no RS

Números envolvem ações de militares das Forças Armadas, Defesa Civil, policiais, Bombeiros e voluntários numa integração entre Governo Federal, estado e municípios

Hoje
Enchentes no RS

Defesa Civil confirma 78 mortes causadas pelos temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; 105 pessoas ainda estão desaparecidas

Hoje
Barragens em situação de emergência

Seis barragens estão em situação de emergência no RS

Governo do RS segue monitorando as estruturas que estão apresentando riscos de rompimento

Hoje
Animais resgatados no RS

Pelo menos 3,5 mil animais ilhados pela chuva foram resgatados no RS

ONGs precisam de mais voluntários que abriguem cães e gatos

Hoje
Helicóptero uruguaio

Uruguai envia helicóptero para ajudar nos resgates no RS

Em todo o estado foram resgatadas das enchentes quase 18 mil pessoas

Hoje
Risco de mais alagamentos no RS

Defesa Civil prevê risco de mais alagamentos no RS

Chuvas e ventos devem atingir o Norte e o Nordeste do estado e na Região Metropolitana de Porto Alegre

Hoje