Geral

Tapes envia recurso ao Estado para permanecer na bandeira laranja

O município está com três pacientes internados, dois confirmados e um suspeito da covid-19, além de um óbito reportado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES)
Publicado: 11/07/2020 às 16:45 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:41
Matheus Garcia

Com a classificação, em mais uma semana, da macrorregião de Porto Alegre na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado, colocando Tapes também na zona de alto risco de contágio da covid-19 e média ou baixa capacidade de atendimento em saúde, o prefeito Silvio Rafaeli se reuniu com o Gabinete de Crise para planejar o recurso que será enviado ao governo do Estado pedindo revisão para o município.

Em vídeo postado nas redes sociais, na manhã deste sábado (11), Rafaeli afirmou que nos dados computados no painel da covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde (SES) aparece apenas a internação de uma paciente que estava hospitalizada em Porto Alegre, com diagnóstico positivo para a doença, mas que contraiu o coronavírus dentro da unidade de saúde, enquanto tratava complicações causadas por uma cirurgia cardíaca. Os outros dois pacientes, que estão internados no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã, um confirmado e outro com suspeita da covid, além de um óbito que foi informado ao prefeito na noite dessa sexta-feira (10), ainda não entraram nas estatísticas do Estado. 

De acordo com Rafaeli, a defesa foi formulada com base neste dado de que a única internação que foi registrada para Tapes nesta semana contraiu o vírus fora do município. Se o Estado aceitar o recurso, será mais uma semana de comércios funcionando conforme as restrições da bandeira laranja. O documento com o interposto pode ser enviado até as 6 horas deste domingo (12) e, no final da tarde da segunda-feira (13), o governador Eduardo Leite divulgará a classificação final das bandeiras.

Em conversa com a Rádio Web Tapes, na noite de ontem, Rafaeli afirmou que só vai realmente confirmar o óbito atestado pelo Estado como por covid-19 após falar com a familia ou ver a certidão de óbito. O paciente era um homem, de 66 anos, que morava em Tapes e estava em um hospital da capital com outras comorbidades. A SES já reportou a morte na atualização dos dados da covid deste sábado. 

Atualmente, o município contabiliza cinco casos recuperados e quatro com o vírus ativo, além de 11 exames que estão em análise, 177 que foram descartados para o coronavírus, 197 coletas e 41 pacientes monitorados.

Doações para vítimas de enchentes

Blog do Juares arrecada doações para vítimas das enchentes no RS

Estamos arrecadando, principalmente, alimento não perecível, água mineral e material de higiene

Hoje
Tarifa de pedágio isenta

Ecosul isenta tarifa de pedágio para usuários em missão humanitária no RS

Para viabilizar a gratuidade, o usuário antes deve solicitar a isenção à Ouvidoria da concessionária

Hoje
Oportunidades de emprego

Semana começa com 49 vagas de emprego em Camaquã

Agência do Sine reabriu nesta segunda-feira (6)

Hoje
Imunização

Vacina contra gripe é ampliada para todos os públicos em Tapes

Vacinação acontece nas salas de vacina do município

Hoje
Oportunidades de estágio

Veja as vagas de estágio da Formatta RH para Camaquã

As oportunidades são para 6 a 8 de maio de 2024

Hoje
Consequências dos temporais no RS

Veja quais rodovias estão com bloqueios totais ou parciais no RS

São 102 trechos em 58 rodovias estaduais com interrupções

Hoje