Esportes

Flamengo vence Fluminense e joga por empate na finalíssima do Carioca

Expulsão de Gabigol no fim do 2 a 1 será a dificuldade do rubro-negro na decisão
Publicado: 12/07/2020 às 19:54 | Atualizada: 16/11/2020 às 13:40
Correio do Povo

O Flamengo saiu na frente na final do Campeonato Carioca. Favorito, o rubro-negro aproveitou vacilos do Fluminense para vencer o jogo de ida da decisão por 2 a 1, neste domingo (12), mesmo sem passar perto das boas apresentações do ano passado. Pedro e Michael marcaram os gols do Fla, diante das arquibancadas vazias do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Com o resultado, o Fla conquistou a vantagem de jogar por um empate na quarta para assegurar o título do Estadual. Para levar o troféu, o Flu precisa de uma vitória por dois gols de diferença. Em caso de triunfo do tricolor por um gol de vantagem, o Carioca será definido nos pênaltis.

Para a finalíssima, o rubro-negro terá um desfalque de peso. Gabriel levou cartão vermelho nos instantes finais da partida deste domingo por demorar para sair de campo, no que seria a última substituição do jogo. Como já tinha cartão amarelo, o atacante foi excluído de campo, no único momento polêmico da partida.

O clássico repetiu o equilíbrio do Fla-Flu de quarta-feira, quando os dois times decidiram a Taça Rio, com vitória do Flu. Foi justamente este resultado que exigiu a disputa das duas partidas da final do Carioca, neste domingo e na próxima quarta, às 21 horas, novamente no Maracanã.

Sem empolgar ao longo dos 90 minutos, o Fla foi mais eficiente em suas investidas no ataque e soube tirar vantagem sobre os erros do rival. O segundo gol foi quase um resumo da partida: após seguidas chances desperdiçadas no ataque, o Flu cedeu o contragolpe e o adversário "matou" o jogo nos segundos seguintes, na etapa final.

Como tem sido comum na retomada do futebol, o jogo não contou com torcida no Maracanã. A partida foi transmitida pela FluTV, em razão do mando de campo do tricolor. Mas a polêmica que envolveu o tema nas últimas semanas ficará para trás porque o Fla, mandante da segunda partida da final, já confirmou acordo para o SBT fazer a transmissão em nível nacional.

O primeiro jogo da final contou com desfalques de peso em ambos os times. O Flu jogou sem Fred, Paulo Henrique Ganso, Nino e Wellington Silva. Horas antes da partida, o clube informou que um jogador teve exame confirmado para covid-19, sem revelar o nome. Fred e Ganso já estavam cortados, por lesão, nos últimos dias.

Pelo lado do Fla, Bruno Henrique foi poupado devido a dores na panturrilha esquerda. Gerson e Everton Ribeiro começaram no banco de reservas. As novidades da equipe foram Gustavo Henrique, Diego, Vitinho e Pedro.

O JOGO - Mais confiante após a vitória sobre o rival, nos pênaltis, na final da Taça Rio, o Flu começou melhor e mais ofensivo. Adiantou a marcação, mostrou maior volume de jogo no meio-campo e foi o primeiro a buscar o ataque. Era uma postura mais arriscada em comparação ao clássico disputado na quarta-feira passada.

O Fla manteve o estilo mais cauteloso, após a atuação apática do último jogo. Mas foi o time que levou mais perigo ao longo dos primeiros 45 minutos. Aos 15, Gabriel arriscou forte chute de fora da área e exigiu bela defesa de Muriel.

O susto na defesa tricolor equilibrou o duelo. Mais atento, o rubro-negro passou a buscar mais o ataque. E, aos 28, balançou as redes. Em boa trama perto da área, Diego viu Pedro sozinho pela esquerda e fez o passe preciso. O atacante bateu colocado, sem chance para Muriel.

Ganhando embalo, o Fla quase anotou o segundo, com o mesmo Pedro, aos 34. Após cruzamento de Filipe Luís na área, Arrascaeta falhou na tentativa de uma bicicleta e a bola sobrou para o atacante, que dominou de costas, mas finalizou fraco.

O intervalo, contudo, pareceu esfriar o ímpeto do Fla. Do outro lado, o Flu parecia era mais atento em campo. Aos 6, Dodi acertou forte chute de longe e Diego Alves quase se complicou para fazer a defesa. Na sequência, aos 13, Yago Felipe desperdiçou chance incrível na pequena área ao bater forte diante do goleiro rival. Diego Alves fez a defesa à queima-roupa.

Um minuto depois, em contra-ataque pela esquerda, Egídio cruzou e Evanilson se antecipou a Gustavo Henrique, completando para as redes com facilidade. O empate aumentou a preocupação de Jorge Jesus, que já preparava três substituições no Fla. De uma tacada só, colocou Michael, Everton Ribeiro e Gerson em campo, aos 16.

Neste momento, o Flu era superior ao rival rubro-negro. As chances de gol surgiram com rapidez. Aos 26, Yago perdeu outra boa oportunidade, em chute rasteiro dentro da área. Diego Alves salvou o Fla, que respondeu de forma contundente.

Na sequência da jogada, o rubro-negro puxou rápido contra-ataque, com Gabriel. Egídio falhou na marcação e o atacante avançou na defesa tricolor e encontrou Michael totalmente livre na área. O atacante só empurrou para as redes, garantindo importante vantagem para o Fla no segundo jogo da final, na próxima quarta-feira.

Adiamento

CBF adia jogos dos times do RS até a próxima segunda (6)

Situação acontece devido aos eventos meteorológicos no Estado

3 dias atrás

Copa do Brasil: Grêmio não joga bem e empata com Operário; Inter x Juventude é transferido

Tricolor gaúcho com pouca inspiração ficou no 0 a 0 com o Fantasma paranaense. Jogo do Colorado foi transferido devido às enchentes no RS

4 dias atrás
Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

5 dias atrás
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

1 semana atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

1 semana atrás
Brasileirão

Em jogo polêmico, Grêmio é derrotado pelo Bahia no Brasileirão

Partida aconteceu na noite desse sábado (27)

1 semana atrás