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Deputados gaúchos enviam ao TCU pedido de suspensão do aumento da tarifa dos pedágios do Polo Pelotas

Aumento de R$0,10 para veículos de passeio e de R$0,60 para veículos comerciais está valendo desde o último sábado
Publicado: 15/07/2020 às 11:59 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:43
Matheus Garcia

Nessa terça-feira (14), o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) protocolou, junto ao deputado federal Marcel van Hatten (NOVO) e do deputado estadual Fábio Branco (MDB), todos da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, uma Medida Cautelar no Tribunal de Contas da União (TCU) para suspender o reajuste da tarifa de pedágio no Polo Rodoviário de Pelotas.

No sábado passado (11), entrou em vigor o novo valor dos pedágios nas BRs 116 e 392, ambas no Sul do RS e controladas pela concessionária Ecosul. O acréscimo corresponde a R$0,10 para carros de passeio e de R$0,60 para veículos comerciais. O reajuste, que ocorre anualmente em janeiro, foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (10).

Nesse mesmo dia, entidades comerciais da região, com o apoio de sindicatos e lideranças políticas, lançaram a campanha "Pedágio, Reduzir para Crescer". "Nós não somos contra os pedágios. Agora, tarifas altas e abusivas a gente não concorda", disse Trzeciak, em vídeo postado na sua página oficial no Facebook.

Já de acordo com Hatten, a ANTT e a Ecosul deveriam ter cumprido até junho a solicitação feita pelo TCU, em abril, de revisão tarifária dos pedágios do Polo Pelotas. A ANTT, inclusive, recorreu desta decisão, porém, teve esse prazo para reduzir os valores.

Segundo o parlamentar, a empresa desrespeitou a decisão do TCU com esse aumento, que prevê uma arrecadação excedente de quase R$ 1 bilhão até o término do contrato da concessionária, em 2026. "É muito dinheiro que poderia ter ficado no bolso das pessoas", ressaltou o parlamentar. "Nós precisamos com tudo isto compreender que a região Sul precisa voltar a ser competitiva e para isso é preciso ter um cenário favorável. E pedágio justo é um fator determinante", completou Trzeciak.

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