Saúde

Prefeito de Tapes testa negativo para o coronavírus

Silvio Rafaeli estava em isolamento domiciliar até receber o resultado do exame
Publicado: 19/07/2020 às 10:12 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:44
Matheus Garcia

O resultado do exame para coronavírus do prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, deu negativo. O laudo foi emitido na noite da sexta-feira (17). O gestor estava isolado em casa e sendo monitorado pelas equipes de saúde do município logo após ter entrado em contato com um colega que positivou para a covid-19. Rafaeli divulgou que estava com suspeita da doença em vídeo publicado na sua rede social na última terça-feira (14). 

No decorrer da última semana, o chefe do Executivo realizou coleta para teste PCR e desde então aguardava o resultado. "Esse é o maior exemplo de que ninguém está livre", disse ele durante a transmissão.

Mesmo comemorando o resultado, Rafaeli pediu à população que mantenha os cuidados para conter a propagação do vírus em Tapes, principalmente evitar sair de casa sem necessidade e não fazer aglomerações.

De acordo com o último boletim epidemiológico, publicado nesse sábado (18), o município está com 13 casos ativos da covid-19, sete recuperados e um óbito associado à doença, além de 217 coletas realizadas, 186 suspeitas descartadas, 11 exames em análise e 36 pacientes sendo monitorados.

Na mais recente atualização das bandeiras do Modelo de Distanciamento Controlado, governo do Estado classificou, em mais uma semana, a macrorregião de Porto Alegre na bandeira vermelha - que indica alto risto de contágio pela covid e média ou baixa capacidade de atendimento em saúde. Com isso, a região da Costa Doce ficou em bandeira vermelha, incluindo Tapes.

O setor jurídico da prefeitura recorreu da decisão, todavia, Tapes registra um óbito e internação dentro do período de 14 dias anteriores à divulgação prévia das bandeiras. Se Tapes permanecer com bandeira vermelha e o recurso não ser aceito, a partir de terça-feira (21) a prefeitura deverá adotar medidas mais restritivas ao funcionamento do comércio e serviços.

Atualmente, Tapes adotou os protocolos previsto na bandeira laranja mesmo com a região em bandeira vermelha. Na semana passada, o governo do Estado não aceitou, em um primeiro momento, o interposto enviado pelo setor jurídico do município. Porém, Rafaeli solicitou uma nova reavaliação e o Gabinete de Crise reconsiderou o recurso. 

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

5 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

5 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

6 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

6 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

6 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás