Economia

Divergência por parte do Estado no registro de dados da covid-19 causa transtornos para Arambaré

Por conta disso, município não conseguiu utilizar flexibilização do Decreto Estadual que permite cidades em bandeira vermelha poderem adotar protocolos da bandeira laranja, desde que não registrem mortes ou internações pela doença nos últimos 14 dias
Publicado: 22/07/2020 às 14:15 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:45
Matheus Garcia

A divergência dos dados referentes à incidência da covid-19 rendeu debates entre a prefeitura de Arambaré e o governo do Estado. O atraso na computação dos casos e óbito registrados no município fez com que o fosse recusado o recurso enviado ao Gabinete de Crise para utilizar a Regra 0-0, que permite cidades classificadas na bandeira vermelha que não reportaram internações ou mortes relacionadas à covid-19 nos últimos 14 dias poderem migrar para os protocolos da bandeira laranja.  

O que acontece é que o município registrou um óbito por conta do coronavírus no dia 29 de junho, mas que só entrou no sistema do Estado no dia 10 de julho, logo após a administração municipal perceber a falha e alertar a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Tal fato influenciou o governo do Estado na decisão de deixar Arambaré sem poder utilizar do recurso de flexibilização para o funcionamento do comércio - setor mais afetado pelos protocolos sanitários do Decreto Estadual.

A prefeitura informou que está seguindo o que indica o mapa final do Distanciamento Controlado para esta rodada, que irá valer até a próxima segunda-feira (27), no entanto, entrará com um novo recurso já que o município se enquadra na Regra 0-0, não havendo nenhum óbito ou internação em função da covid-19 nos últimos 14 dias. 

Na tarde desta quarta-feira (22), Arambaré confirmou mais um caso de coronavírus. De acordo com informações do boletim epidemiológico, o novo paciente infectado trata-se de um profissional da área da Saúde, que não apresentou sintomas e foi colocado em isolamento domiciliar. Os membros da equipe que mantiveram contato com o paciente nos últimos dias já estão sendo monitorados pelo setor da Vigilância Epidemiológica.

Também foi notificada a recuperação de mais três pacientes. Neste momento, o município totaliza nove casos da covid-19, com sete deles já considerados recuperados e um óbito, além de nenhuma hospitalização, 33 suspeitas descartadas e apenas um exame que ainda aguarda o resultado da análise. Todavia, conforme o Painel Coronavírus da SES, a cidade está com apenas dois casos registrados, além do único óbito pela doença, quando na verdade são nove casos atualmente. Veja:

Saiba como as taxas de juros impactam as finanças corporativas

As taxas de juros influenciam muito o custo de capital de uma empresa

3 dias atrás
Pagamento

Governo antecipa pagamento do Bolsa Família no Rio Grande do Sul

Beneficiários irão receber pagamento no dia 17 de maio

4 dias atrás

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24

4 dias atrás

Prorrogado o pagamento da cota única do IPTU 2024 até 29 de maio em Camaquã

Contribuintes que optaram pelo parcelamento em até 10 vezes sem juros seguem com as mesmas datas

6 dias atrás

Novo lote do programa Volta por Cima foi pago nessa segunda-feira (29)

Esse é o último lote dos recursos para famílias afetadas por eventos climáticos ocorridos entre 28 de outubro e 31 de dezembro de 2023

6 dias atrás
Pagamento do Bolsa Família

Bolsa Família: Caixa conclui pagamento da parcela de abril nesta terça

Beneficiários com NIS de final 0 recebem hoje

6 dias atrás