Cultura

Acampamento Farroupilha de Porto Alegre é cancelado e semana terá formato online

Tradicional celebração gaúcha ocorrerá de 13 a 20 de setembro de forma virtual com shows e oficinas temáticas
Publicado: 04/08/2020 às 09:30 | Atualizada: 16/11/2020 às 06:20
G1

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou, na segunda-feira (3), o cancelamento do Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia em 2020. A decisão se dá em razão da pandemia do novo coronavírus.

A festa mais tradicional do calendário gaúcho, que costuma reunir mais de um milhão de visitantes em pelo menos 350 galpões no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, será realizada de 13 a 20 de setembro em formato totalmente online.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a prefeitura já estavam em tratativas para compor uma programação online. Para o vice-presidente administrativo e de finanças do MTG, César Oliveira, a iniciativa inédita visa manter viva a cultura rio-grandense.

“Vamos fazer deste limão uma limonada. Vamos projetar Porto Alegre e o nosso estado para todo o país, mostrando a força de nossa tradição, em um evento audacioso. Nem o Nordeste aproveitou as festas juninas para se transformar em um evento totalmente online, que é o que nós estamos propondo”, diz.

O "Galpão Virtual Universo Gaúcho" terá programação de shows com nomes da música tradicionalista e oficinas com temas como gastronomia, dança, cutelaria, artes plásticas e artesanato.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior garantiu apoio da prefeitura para viabilizar a iniciativa, que classificou como “algo extremamente inovador, com potencial de grande impacto e projeção, que tem tudo a ver com a futura retomada do turismo cultural na cidade”.

A patrona municipal do evento será a professora aposentada e patroa do CTG Galpão da Amizade, Sandra Abech.

A patrona iniciou as cavalgadas em 1982, atividade que incentiva a participação das mulheres. Foi a primeira mulher a participar da Chama Internacional do Uruguai até Porto Alegre. Sandra Regina é a atual vice-presidente da diretoria da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav).

Há mais de 30 anos na lida tradicionalista, Sandra Abech celebra ser escolhida como patrona e faz uma reflexão sobre o momento atual.

“Amamos conduzir a cavalo a Chama Crioula para todos os cantos do Rio Grande do Sul, mas devemos nos voltar para dentro de nós e reacendermos nossa chama da sabedoria, da solidariedade, do amor e da nossa preservação” comenta.

Homenagem

Ponto de cultura em memória de Barbosa Lessa é inaugurado em Camaquã

Evento aconteceu no dia que o município completou 160 anos

3 dias atrás
BJ em Poa

Blog do Juares visita Museu da Comunicação em Porto Alegre

Local fica aberto de segunda a sábado e a entrada é gratuita

6 dias atrás
Peça

Grupo de teatro camaquense realiza apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”

Evento aconteceu na última sexta-feira (19) no Cine Teatro Coliseu

1 semana atrás
Lei

Prefeitura de Tapes divulga edital da Lei Paulo Gustavo

Ação busca desenvolver a cultura no município

2 semanas atrás

Candidatas já podem se inscrever a Seniorin da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Seis vagas estão disponíveis para a missão de representar a terceira idade da festa

2 semanas atrás

Cine Teatro Coliseu receberá “Espetáculo Inclusão” no dia 30 de abril em Camaquã

Espetáculo contará com alunos do projeto “Música Para Todos”

2 semanas atrás