Geral

Gestão compartilhada com o Estado dará mais autonomia aos prefeitos no Distanciamento Controlado

Para entrar em vigor, mudança aprovada em reunião nesta manhã, ainda precisa ser oficializada pelo governador Eduardo Leite
Publicado: 04/08/2020 às 15:16 | Atualizada: 17/11/2020 às 12:50
Matheus Garcia

A reunião entre o governo do Estado, Famurs e as associações dos municípios para discutir mudanças no plano de Distanciamento Controlado, que ocorreu na manhã desta terça-feira (4), resultou em um acordo favorável entre as partes.

A proposta apresentada pelo Estado e aprovada pela Famurs permitirá que uma região possa reduzir as restrições quando a maioria dos prefeitos concordarem. No caso, a troca da bandeira aconteceria por meio de um documento elaborado por um comitê técnico formado na região e assinado pelos chefes do Executivo.

Segundo o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, o novo modelo terá mobilidade, já que o município que formalizar a adesão para cogestão pode, eventualmente, voltar ao modelo estadual como impositivo, e vice-versa.

O acordo de gestão compartilhada foi celebrado pela Famurs, no entanto, a responsabilidade redobrada dos prefeitos foi reconhecida pelo presidente da entidade, Maneco Hassen. O gestor também acredita que a mudança vai gerar maior adesão dos prefeitos e da população.

Ficou definido, portanto, que o mapa preliminar de bandeiras continuará sendo divulgado pelo governo do Estado na sexta-feira. Posteriormente, será aberto um prazo de 48 horas para que as regiões avaliem se querem seguir a norma estadual ou reduzir restrições por voto da maioria dos prefeitos. Esse prazo é o mesmo dado para o envio de recursos pedindo reavaliação da classificação. Municípios e regiões que optarem por não flexibilizar, poderão seguir as orientações do Estado. A mudança só entrará em vigor após ser oficializada por meio de decreto do governador Eduardo Leite.

O chefe do Executivo estadual, que participou de parte da reunião, lembrou que o Gabinete de Crise ainda deve discutir a possibilidade de alterar protocolos de bandeira vermelha para permitir, de forma reduzida, o funcionamento de atividades comerciais, caso a expectativa de estabilização dos indicadores se confirme ao longo deste mês.

Temporais no RS

Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

A medida foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski

Hoje
Cheia da lagoa

Tapes divulga comunicado com plano de ação após elevação do nível da Lagoa dos Patos

Moradores das áreas de risco devem se locomover para o centro do município

Hoje
Ajuda da Havan ao RS

Helicópteros da Havan conseguem chegar ao RS para ajudar população

Uma das megalojas da varejista foi completamente destruída em Lajeado

Hoje
Falta d'água

Reparo na rede interrompe o fornecimento de água em dois bairros de Arambaré

Equipes da Corsan realizam manutenção sob a ponte do Caramuru

Hoje
Bloqueio no trânsito

PRF bloqueia tráfego de veículos na BR-290 em Eldorado do Sul

Pontes do Guaíba também estão bloqueadas

Hoje
Doações em Camaquã

Pontos de coleta para doação terão plantões neste fim de semana em Camaquã

Várias pessoas estão sofrendo com as enchentes e precisando de doações

Hoje