Saúde

Tapes registra terceiro óbito em decorrência da covid-19 e prefeito afirma que vai intensificar fiscalização

Silvio Rafaeli disse que o município vai contar com drone para identificar possíveis aglomerações e irá propor a punição legal de quem infringir as regras
Publicado: 06/08/2020 às 09:06 | Atualizada: 17/11/2020 às 15:43
Matheus Garcia

Tapes registrou o terceiro óbito associado ao novo coronavírus nessa quarta-feira (5). De acordo com informações obtidas pela Rádio Web Tapes, a nova vítima da doença no município é uma mulher, com idade na faixa dos trinta anos, e que não tinha circulado pelo município nos últimos 30 dias. 

Os dados foram repassados pelo prefeito Silvio Rafaeli e também pelos familiares da vítima ao portal. O gestor ainda afimou que a paciente estava internada em Porto Alegre. Atualmente, Tapes contabiliza 67 casos, 53 deles recuperados e 11 que ainda permanecem com o vírus ativo no organismo. Desse total de infectados, 37 são do sexo feminino e 30 são do sexo masculino.

Quanto ao número de coletas, o município registra 507 exames coletados (319 do tipo sorológico, 61 testes rápidos e 127 RT-PCR), sendo que 397 foram descartados e 44 estão em análise. E são 77 pessoas que as equipes da Vigilância Epidemiológica monitoram por terem apresentado algum sintoma de gripe. Veja o painel completo aqui.

Nova Microrregião no Distanciamento Controlado e intensificação da fiscalização

Posteriormente à divulgação do boletim epidemiológico, Rafaeli publicou um vídeo em sua rede social lamentando a perda de mais uma pessoa para a covid-19 em Tapes. O gestor também comentou a respeito da criação da 21ª Microrregião Covid no mapa do Distanciamento Controlado, que abrange 11 municípios da região Costa Doce - incluindo Tapes e Camaquã - e oito da Carbonífera, sendo batizada de Microrregião Guaíba.

O prefeito disse que na tarde desta quinta-feira (6) haverá uma reunião de todos os gestores municipais da nova microrregião para a definir a criação de um Comitê Técnico e Científico que discutirá os protocolos de saúde. "Na verdade a nossa ideia era apenas, com a mudança para a nova área, era continuar com a legislação do Estado, com os protocolos de bandeira do Estado, simplesmente ir para uma área mais beneficiada e nós criar (criarmos) aqui um Comitê de Acompanhamento do números porque o Estado tem um delay ali. Tu manda os dados para o Estado, dali dois, três dias, o Estado vai computar esses dados", afirmou. 

Nesta quinta, encerra a contagem dos dados para a classificação preliminar das bandeiras, que será divulgada na sexta (7), já com a nova região no mapa do Estado. A expectativa, de acordo com Rafaeli, é de que a Microrregião Guaíba seja colocada em uma bandeira menos restristiva e que será aplicada a partir da terça (11).

O gestor pediu a cooperação dos comerciantes para que continuem orientando a população sobre os cuidados necessários para conter o avanço do coronavírus. Rafaeli afirmou que isso colaborará na permanência dos estabelecimentos abertos e para que eles não sejam prejudicados ainda mais com a falta de conscientização do povo sobre a gravidade da pandemia. "Para o comércio ficar aberto, e se nós realmente queremos uma bandeira diferente, nós temos que realmente cuidar das aglomerações, dos churrascos, dos chimarrãos (chimarrões) inocentes, das reuniões com os amigos, de andar sem máscara, que isso tudo pode prejudicar e afetar nosso comércio", salientou.

Rafaeli também informou que por conta da intensa fiscalização, do monitoramento e dos cuidados sanitários no comércio de Tapes, o município não registrou nenhuma contaminação que fosse proveniente diretamente desses locais, mas que os contaminados circularam nos estabelecimentos e tiveram contato com aproximadamente outras 1.600 pessoas. O gestor finalizou o vídeo afirmado que para intensificar a fiscalização do cumprimento das normas e identificar aglomerações, a prefeitura vai utilizar um drone que sobrevoará a cidade, além de propor à promotoria a criação de regras de convivência para punir as pessoas que forem pegas descumprindo os decretos.

Assista ao vídeo:

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

1 semana atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

1 semana atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

1 semana atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

1 semana atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

1 semana atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás