Saúde

Comunidade de São Lourenço do Sul deve ficar atenta aos serviços credenciados para covid-19

Apenas serviços e profissionais devidamente cadastrados no sistema de notificações contabilizam dados para os sistemas do Município e do Estado
Publicado: 06/08/2020 às 10:42 | Atualizada: 11/11/2020 às 10:22 | Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul

A Prefeitura de São Lourenço do Sul alerta a comunidade para a busca de atendimento a covid-19 em instituições credenciadas para isso. Apenas serviços e profissionais devidamente cadastrados no sistema de notificações contabilizam dados para os sistemas do Município e do Estado.

Há casos de pessoas de São Lourenço do Sul que procuraram por atendimento em outra cidade e receberam confirmação para o vírus, no entanto, de maneira informal, sem laudo atestando o diagnóstico e sem notificação aos sistemas oficiais de dados, o que impede o controle de transmissão por parte das autoridades em saúde e o correto e necessário acompanhamento aos pacientes.

São Lourenço do Sul tem 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sete na cidade e sete no interior, todas com equipes completas onde a comunidade pode e deve buscar atendimento. Todas as pessoas procuram as UBSs apresentando sintomas que se enquadram na suspeita de covid-19 são testadas, justamente por isso o Município adquiriu uma grande quantidade de testes PCR e rápidos. E na própria UBS o paciente recebe a medicação caso o médico julgue necessário. Além disso, mesmo aqueles sem sintomas, mas que mantém contato direto com alguém positivado no ambiente familiar ou de trabalho, por exemplo, são testados pelo Município após cumprido o prazo para eficiência do teste em assintomáticos. Ainda assim, quem tiver preferência por serviços privados deve fazer isso em instituições sérias e credenciadas.

Reitera-se que, apenas os dados apresentados ao sistema de notificações são contabilizados. As Unidades de Saúde buscam identificar pessoas que tenham obtido diagnóstico desta forma e solicita-se que estas procurem a Unidade de sua referência para receber o atendimento correto, confiável e oficial.

Saiba mais sobre os protocolos de testagem clicando aqui

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

1 semana atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

1 semana atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

1 semana atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

1 semana atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

1 semana atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás