Polícia

Seis presos morrem em cadeia pública do Paraná

Mortes foram causadas durante briga na cela
Publicado: 18/08/2020 às 16:45 | Atualizada: 17/11/2020 às 02:44
Agência Brasil

Ao menos seis detentos morreram durante um tumulto na Cadeia Pública de Ibiporã (PR), a cerca de 400 quilômetros (km) da capital paranaense, entre a noite desta segunda-feira (17) e a madrugada de hoje (18).

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado informou que os seis detentos morreram durante uma briga entre presos da mesma cela. “Por volta das 22h, os presos de uma das celas da unidade prisional iniciaram a briga entre eles, que resultou na morte de seis internos”, disse a pasta.

Ainda segundo a secretaria, durante a confusão internos colocaram fogo em colchões. A pasta disse que policiais civis de plantão abriram as celas rapidamente para que os detentos pudessem deixar o local, e que ninguém se feriu em função das chamas, logo controladas pelo Corpo de Bombeiros.

A carceragem da cadeia pública é administrada conjuntamente pela Polícia Civil e pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). Reforços policiais foram imediatamente acionados para restabelecer a ordem enquanto os detentos permaneciam no pátio.

Um inquérito será instaurado para apurar a ocorrência e identificar e punir os responsáveis. Agentes do Setor de Operações Especiais (Soe), do Depen, estão no local, reparando parte dos estragos causados à estrutura da cadeia, que foi isolada por policiais militares que, até esta manhã, permaneciam no local, reforçando a segurança da unidade. Ao menos 25 presos terão que ser transferidos para outros estabelecimentos prisionais da região.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) disse à Agência Brasil que membros da 3ª Promotoria de Justiça de Ibiporã estão acompanhando a situação. “A questão da superlotação na unidade é monitorada pela Promotoria de Justiça que, ainda em 2018, ingressou com ação civil pública requerendo a remoção de todos os presos condenados com trânsito em julgado - ação que foi julgada procedente este ano e aguarda seu cumprimento”, informou o MP estadual, acrescentando que tem fiscalizado a implementação de políticas públicas que visem à remoção de presos de delegacias para unidades geridas pelo Depen.

Decrab de Camaquã adquire equipamentos de atendimento pré-hospitalar de combate

Torniquetes e kits de APH foram entregues nesta sexta-feira (3)

2 dias atrás
Prisão

PC prende homem que furtou estabelecimento comercial em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (2)

3 dias atrás

Homem que estuprou adolescente em Camaquã é preso em Pelotas

Crime aconteceu no dia 19 de fevereiro deste ano, no bairro Getúlio Vargas

3 dias atrás
Nova prisão

Após descumprir prisão domiciliar, homem é preso em São Lourenço do Sul

Ação da Polícia Civil aconteceu no começo da tarde desta terça-feira (30)

5 dias atrás
Prisão no interior de Camaquã

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Banhado do Colégio, em Camaquã

Prisão aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

5 dias atrás
Crimes ambientais

PC investiga crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de Porto Alegre

Seis pessoas foram presas na operação que aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

5 dias atrás