Geral

MetSul alerta para chuva volumosa e possibilidade de granizo no RS

Regiões Sul e Oeste serão as mais atingidas pelo mau tempo, que deve se estender até o começo de setembro na maior parte do Estado
Publicado: 28/08/2020 às 08:44 | Atualizada: 17/11/2020 às 15:10
Matheus Garcia

Agosto começa a despedir trazendo muita instabilidade para o Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, o Oeste e o Sul do Estado serão as áreas mais atingidas pelo mau tempo nesta sexta-feira (28). 

Nas próximas horas, o céu nestes locais será de muitas nuvens e há risco de temporais isolados de chuva, raios e granizo, devido à atuação de uma frente fria. Mas na segunda metade do dia podem ocorrer momentos de melhoria. 

A temperatura nestas regiões segue menor na comparação às demais partes do Estado, que terão sol e nuvens durante o dia. No Norte gaúcho, a temperatura continua mais alta com calor durante a tarde.

O Sul gaúcho ainda deve estar em alerta para a probabilidade de volumes muito altos de chuva durante todo o fim de agosto e começo de setembro. Os acumulados deverão ser muito significativos e podem atingir 200 mm a 250 mm, assim como no Uruguai e no Extremo Sul do RS. Em pontos isolados, as precipitações têm chances de serem até maiores, conforme afirma a MetSul.

A massa de ar muito quente que está sobre o Estado e que elevou a temperatura a 35,6°C nessa quinta (27) no Noroeste - a máxima mais alta em Santa Rosa desde março - colabora para um alerta maior de temporais de pedra no Oeste.

Essa chuva de granizo que está vindo para o RS já atingiu o Uruguai e em algumas localidades daquele país as pedras tiveram grande diâmetro. A MetSul indica que o risco também deve se estender do Centro até a região Metropolitana no decorrer da sexta-feira e a possibilidade de granizo voltaria a aumentar neste sábado (29) no Uruguai e nas faixas do Oeste e Sul gaúcho.

Contudo, no Norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, os volumes de precipitação nas próximas semanas devem ser predominantemente baixos e em alguns locais é possível que sequer chova por conta do predomínio do tempo seco e quente que ascende o alerta para a possibilidade de queimadas.

Na região de Camaquã, a sexta-feira será chuvosa e a probabilidade de chuva é de 90%. Os termômetros devem oscilar entre 14°C e 23°C. No entanto, o sábado terá sol com algumas nuvens. A chuva deverá aparecer em períodos alternados e de forma rápida. A temperatura se mantém agradável, com mínima de 14°C e máxima de 21°C. Mas, no domingo a chuva retorna com força e deve prevalescer pelo menos até a terça-feira (1º) na região. Com ela, retorna o frio. Os termômetros nestes dias não sobem muito e variam de 8°C a 17°C. 

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 5 de maio de 2024

Saiba o que seu signo reserva para você neste dia

Ontem
Reconstrução das rodovias no RS

Dnit inicia obras para devolver trafegabilidade nas BR-392 e BR 158 no RS

Trabalhos na BR-392 acontecem desde a noite de sexta (3); enquanto na BR-158 os serviços devem começar neste domingo (5)

Ontem
Ajuda às vítimas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Patram de Rio Pardo entregam mantimentos às famílias ilhadas

Pelo menos sete mil pessoas foram atingidas pelas águas no município

Ontem
Consequências dos temporais no RS

Defesa Civil confirma 62 mortes no RS; sete ainda estão em investigação

Ao menos 55 óbitos foram causados pelas enchentes no estado

Ontem
Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Ontem