Saúde

Promotoria de Justiça realiza vistoria no hospital de Camaquã

Conforme a promotoria, o local segue os procedimentos designados pelas autoridades sanitárias para o correto isolamento dos pacientes suspeitos ou contaminados pela covid-19
Publicado: 02/09/2020 às 18:06 | Atualizada: 17/11/2020 às 03:08
Juares da Luz

A Promotoria de Justiça realizou, na semana passada, uma vistoria no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã quanto às atividades e os procedimentos desenvolvidos pelas equipes técnicas do hospital, visando o combate à pandemia de covid-19. A vistoria foi feita pela promotora de Justiça Fabiane Rios, com atribuição na área da saúde pública, acompanhada pelo oficial do Ministério Público, Odair Baraldi.

De acordo com a nota emitida nesta quarta-feira (2) pelo Promotoria de Justiça, a diligência foi guiada pela Sra. Maria Eunice Ignácio da Silva, assessora administrativa do HNSA, a qual também realizou um resumo a respeito das atividades e dos procedimentos desenvolvidos pelas equipes técnicas do hospital, visando o combate à pandemia de covid-19.

Ainda segundo a nota, conforme o Plano de Capacidade Plena, desenvolvido pela equipe de gestão hospitalar, no momento da vistoria, a instituição estava atuando na cor verde, designada de “Rotina Diária”. Os níveis utilizados sofrem alteração conforme a quantidade de pacientes que estejam aguardando leito de internação no pronto-socorro. Dessa forma, os gatilhos pré-definidos que constam do plano são acionados, alterando a forma como as diversas equipes devem atuar. Esses níveis, cinco ao total, podem variar do menor, que é a “Rotina Diária”, até o nível máximo, designando de “Catástrofe”.

Na entrada da emergência do hospital há uma primeira triagem, onde os pacientes com sintomas respiratórios, tais como tosse, febre, dor de garganta, coriza e falta de ar, recebem os primeiros atendimentos, de forma que não venham a ter contato com outras pessoas que, porventura, busquem atendimento no local. Todas as áreas vistoriadas estavam devidamente sinalizadas, com diversos pontos para higienização, com disponibilidade de álcool gel, finaliza a nota da Promotoria de Justiça.

Maria Eunice repassou para a Promotoria que o hospital possui 497 funcionários no total, tendo sido 312 testados e 61 positivados.

Seguem números de atendimentos mensais no Pronto-Socorro em 2020:

Atendimento PS

2.932 (janeiro)

2.625 (fevereiro)

2.443 (março)

1.653 (abril)

1.663 (maio)

1.694 (junho)

1.356 (julho)

1.368 (agosto).

Casos covid–19 - atualização em 01/09/2020= 07 internações/05 UTI

A Promotora de Justiça, ainda em nota, salientou a importância de que a população não deixe de procurar o hospital em busca de atendimento médico, por medo de uma possível contaminação, visto que o local segue os procedimentos designados pelas autoridades sanitárias para o correto isolamento dos pacientes suspeitos ou contaminados pela covid-19.

Outro ponto importante destacado pela Promotora é que a população siga realizando a correta higienização das mãos, que utilize máscara nos locais públicos e que evite aglomerações, conforme já amplamente divulgado pelos meios de comunicação. Não obstante, os estabelecimentos comerciais devem respeitar o protocolo estabelecido pelos Decretos Estadual e Municipal, no tocante ao número de pessoas no local, distanciamento e higienização. Por fim, ressalta-se que novas operações de fiscalização poderão ser realizadas.

Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

Hoje

Sintomas parecidos, mas causas diferentes! Entenda a diferença entre virose, intoxicação alimentar e H. pylori

Cuidados com a higiene de mãos, alimentos e ambientes pode evitar os problemas

Ontem

RS deve receber primeiro lote de vacinas contra a dengue nos próximos dias

Seis municípios gaúchos receberão as doses

Ontem
Prevenção

Dia de conscientização contra a meningite: neurologista explica como se prevenir

Data representa a luta contra a doença no mundo

3 dias atrás
Dengue

RS registra mais seis mortes e se aproxima de 100 óbitos causados pela dengue

Essa já é a maior marca da última década

3 dias atrás
Fiocruz

Internações por gripe e vírus sincicial aumentam no Brasil

Casos de covid-19 têm tendência de queda

1 semana atrás