Geral

MAIS CHUVA NO RS: Centro e Leste gaúchos deverão registrar grandes volumes ao longo da semana

Única região que não há previsão de chuva significativa nos próximos seis a dez dias é a do Extremo Sul do Estado
Publicado: 09/09/2020 às 19:00 | Atualizada: 17/11/2020 às 15:12
Matheus Garcia

Mesmo com o sol aparecendo entre nuvens em alguns pontos do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (9), a previsão ainda segue sendo de chuva intensa para grande parte do Estado pelo menos nos próximos seis a dez dias. As regiões mais atingidas serão o Centro e o Leste.

De acordo com a Somar Meteorologia, nesta segunda semana de setembro os acumulados de chuva devem variar entre 40mm e 50mm na região de Rio Pardo, Porto Alegre e Litoral Norte. Estimam-se 25mm em Santa Maria, 35mm em Camaquã e 10mm em Pelotas, Bagé e Uruguaiana.

//

A única região que não deve ter chuva significativa é a do Extremo Sul do Estado, entre Jaguarão e Santa Vitória do Palmar.  

A Somar prevê ainda mais chuva sobre o RS até pelo menos 21 de setembro. O frio também é esperado no Estado por volta de 25 de setembro, quando uma onda de ar mais gelado deve atingir especialmente a região da Campanha.

Confira a previsão de acordo com sua região:

Fronteira Oeste

Expectativa de 20mm nos próximos 10 dias, sendo que a maior parte da precipitação deve acontecer na próxima sexta-feira (11). Há risco de temporais com trovoadas e eventual queda de granizo. As máximas nesta semana não passarão dos 23°C na quarta (9) e quinta-feira (10). No fim de semana, a temperatura mínima deve voltar a cair para 9°C.

Campanha

Deve chover em torno dos 15mm no decorrer dos próximos 10 dias. O maior volume de chuva é esperado para a próxima sexta-feira (11). Há risco de temporais com trovoadas e eventual queda de granizo. A máxima não avança mais do que 20°C entre hoje (9) e amanhã (10). No fim de semana, a temperatura mínima baixa para 7°C.

Centro

São esperados 60mm nos próximos 10 dias na região Central do Estado, principalmente entre a sexta-feira (11) e o domingo (13), com um terceiro evento de precipitação acontecendo a partir da terça-feira da semana que vem (15). Mas nesta quarta, há risco de tempestades com trovoadas e eventual queda de granizo, assim como na sexta-feira (11). A semana, que começou com temperatura de 11°C, deve terminar com máxima em torno dos 30°C. No fim de semana, a temperatura entrará em declínio e a mínima alcança os 10°C.

Planície Costeira Interna

A expectativa da Somar Meteorologia é de 45mm de chuva nos próximos dez dias na Planície Costeira Interna, com precipitação entre sexta-feira (11) e domingo (13) e a partir da quarta-feira da semana que vem (16). Entre hoje (9) e sext (11), tem risco de temporais com trovoadas e eventual queda de granizo na região. A grande oscilação térmica também será outra marca da região nesta semana. Ontem (8), a mínima alcançou 10°C, mas a máxima promete chegar até quase 30°C na sexta-feira (11). Entre sábado e domingo, a temperatura volta a cair e alcança 9°C.

Planície Costeira Externa

A região será a mais atingida pela chuva intensa e persistente, com acumulado em torno dos 80mm na Região Metropolitana de Porto Alegre, podendo passar dos 200mm em dez dias nas regiões de Torres, Três Cachoeiras, Arroio do Sal e Terra de Areia com potencial para transbordamentos. Esperam-se muitas trovoadas e queda de granizo em pontos isolados até sexta-feira (11). A precipitação será persistente também no sábado (12). A semana começa com temperatura mínima de 14°C. Até a sexta-feira, no entanto, a temperatura máxima alcançará 30°C, mas declinará para 14°C no domingo.

Zona Sul

Não há previsão de chuva significativa na Zona Sul pelos próximos dez dias. É esperado apenas 5mm de chuva na região. As rajadas de vento de nordeste que devem ser intensas e alcançar os 60km/h nesta quarta-feira. A temperatura máxima não passará dos 20°C ao longo desta semana. Entre sábado e domingo, as mínimas registradas serão de apenas 7°C.

Parabéns!

Afubra comemora 34 anos de atuação em Camaquã

Loja está com uma programação especial de aniversário

Hoje
Acidente

Ciclista morre após ser atropelado no centro de Camaquã

Tragédia aconteceu na manhã deste sábado (27)

Hoje
Curso

Últimos dias para realizar inscrição no curso de Guindauto em Camaquã

A inscrição pode ser feita pela WhatsApp (51) 98431 4602

Hoje
Nota Fiscal Gaúcha

Mais de 3,7 milhões de pessoas já têm cadastro no NFG, diz governo do RS

Ações como o Receita da Sorte e Devolve ICMS ajudam a ampliar a adesão ao programa

Hoje
Oportunidade

Formatta RH está com novas vagas de estágio disponíveis para Camaquã

Veja na matéria como se candidatar nas oportunidades!

Hoje
Loteria

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 3 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19 horas

Hoje