A internet não é apenas um importante canal de comunicação para grandes empresas, mas também para as mulheres que começam a dar os primeiros passos nos negócios. É isso o que aponta uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a FGV.
Segundo o estudo, 69% das empresárias vendiam ou passaram a vender na internet neste ano, por conta da pandemia. Entre os homens, o percentual é de 63%.
As mulheres têm se mostrado bastante abertas às novas tecnologias, tanto para vender quanto para manter o relacionamento com o clientes. Além de colocar as mercadorias em sites, muitas apostam em fazer as divulgações nas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp.
Mulheres são maioria que trabalham em casa
O Sebrae descobriu ainda que, atualmente, 35% das mulheres empreendedoras atuam em casa. No caso do homens, esse índice é de 27%.
Por conta das tarefas domésticas - que costumam ser mais feitas por elas - a conciliação entre trabalho, família e casa é um dos grandes desafios. Porém, vale notar que cerca de 55% das empresárias está em processo de reabertura, ou seja, poderá voltar a trabalhar em um ponto físico nos próximos meses.
Outro dado relevante que a pesquisa apontou é que 49% das empreendedoras fizeram curso superior e/ou pós-graduação. No caso dos empresários, o percentual é de 40%.
Uso de ferramentas complexas ainda é baixo
Embora os números sejam positivos com relação à utilização da internet, o mesmo não se pode dizer de outras ferramentas mais complexas de gestão. Enquanto 68% dos empresários homens usem recursos para automatizar processos e, assim, economizar tempo com tarefas mais simples, cerca de 32% das empreendedoras fazem uso disso.
Atualmente, existem diversos sistemas que podem auxiliar na rotina de qualquer empresa, inclusive de quem é microempreendedor. Há plataformas para agendar postagens nas redes sociais, disparar e-mails marketing, organizar as finanças e até robôs para responder perguntas simples no site.
Dicas para quem deseja vender na internet
Para quem ainda não utiliza a internet para fazer negócios, nunca é tarde. Com o aumento de consumidores on-line, é possível vender diversos produtos de forma on-line.
Veja só algumas dicas importantes:
Defina os produtos que irá vender - caso tenha uma identificação com eles, é melhor, pois terá mais conhecimentos e poder de persuasão;
Pense nas pessoas que serão o público-alvo - elas são jovens ou mais velhas? Quais redes sociais usam mais? Como se comunicam? Tudo isso influenciará na forma de vender;
Veja como os concorrentes estão fazendo negócios. Geralmente, é possível ter várias ideias a partir de outros empreendedores;
Encontre parceiros. No caso das revendas, isso pode ser determinante para obter o retorno esperado, afinal, será necessário cobrar um valor em cima da mercadoria e ela deve ser de qualidade;
Escolha onde irá vender. Se os negócios ocorreram em um site, o endereço eletrônico deve ter certificado de segurança e um sistema para receber os pagamentos;
Determine como irá fazer as entregas;
Faça a divulgação. É possível investir em mídia paga ou divulgar pelas redes sociais. Nesse último caso, é interessante usar os próprios materiais das marcas. Quem quer revender cosméticos, por exemplo, pode usar a Revista da Avon para mostrar as promoções, como o perfume Far Away Glamour que sai por R$ 55,90.
Para driblar o isolamento social, muitas mulheres estão usando a internet para fazer negócios. Apesar disso, ainda são poucas que utilizam plataformas de gestão para auxiliar nas tarefas do dia a dia. De toda forma, aproveitar o meio digital para vender já é um passo importante para obter sucesso atualmente.