Geral

Secretaria do Meio Ambiente apresenta andamento do Plano Estadual de Saneamento à Fiergs

Na reunião on-line, conselheiros da Fiergs conferiram as etapas previstas para a construção do plano
Publicado: 22/09/2020 às 15:20 | Atualizada: 12/11/2020 às 04:49
Redação BJ News

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) apresentou nesta terça-feira (22) o andamento do Plano Estadual de Saneamento (Planesan) aos integrantes dos Conselhos de Meio Ambiente (Codema) e de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Durante a reunião on-line, os conselheiros conferiram as etapas previstas para a construção do plano.

O secretário Artur Lemos Júnior iniciou a apresentação reforçando a necessidade de otimizar as estruturas existentes, salientando que o saneamento básico não está dissociado dos recursos hídricos. “O Planesan trabalha a estratégia e nos indica quais ações terão condições de avançar, as metas, onde estamos, quais os obstáculos, como vamos agir para atingir os objetivos e os meios que a gente dispõe para isso”, afirmou.

Para Artur, o Estado e os municípios precisam atuar de forma alinhada, com respeito às realidades locais. “Temos planos municipais de saneamento. São planos muito bons, porém não contemplam a realidade. Exigem além do que é possível, em um prazo que não se consegue cumprir. A Política Estadual do Saneamento estabeleceu a necessidade do estado agir”, explicou.

Para o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema, Paulo Paim, a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas como interlocutores no planejamento das ações é fundamental para o sucesso do projeto.

A elaboração do Planesan iniciou-se em 2016, por meio de um contrato firmado entre a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do então governo e a empresa Concremat, contratada por licitação. Os trabalhos tiveram uma pausa e foram retomados na atual gestão, com previsão de conclusão em 2021. O plano visa estabelecer diretrizes, estratégias e ações do Estado em saneamento básico, para promover melhorias na saúde pública, na qualidade de vida e no uso sustentável dos recursos naturais.

“A simplificação é o caminho. O que interessa é fazer, tornar realidade de forma racional, técnica e correta”, reforçou o empresário Luis Roberto Ponte. A advogada Fabiana Figueiró avaliou como oportuna a criação de um plano estadual no momento em que foi aprovado o novo marco legal do saneamento. “Saio da reunião satisfeita em saber que existe vontade política, com possiblidade de trazer a iniciativa privada para o alcance das metas arrojadas estabelecidas”, comentou.

Pela Sema, também participaram da reunião o secretário adjunto, Paulo Pereira, o chefe da Divisão de Saneamento, Diego Carrillo, e o gerente do projeto, Walter Lorenzo Zilio Motta de Souza.

Informações sobre o andamento do Planesan estão disponíveis no site da Sema, clicando aqui.

Consequência das chuvas

Governador do RS projeta desastre pior do que em 2023 e alerta população

Leite enfatizou que as pessoas que moram em áreas de risco devem deixar suas casas e procurar abrigo em um local seguro

Hoje
Consequência dos temporais

Corsan cede maquinário para agilizar liberação da RS-401

Equipes da Corsan seguem acompanhando a cheia dos rios na região e monitorando os reservatórios e os pontos de captação de água para abastecer São Jerônimo e Charqueadas

Hoje
Consequência dos temporais

ANEEL informa a situação das usinas no Rio Grande do Sul

Comunicado foi emitido nesta quarta-feira (1º)

Hoje
Enchentes

Fortes chuvas causam alagamento na estrada da esquina da Pacheca em Camaquã

As fotos foram registradas por internauta do Blog do Juares, no final da tarde desta quarta-feira (1º)

Hoje
Consequência dos temporais

Região do Vale do Rio Pardo fará unificação de pedidos ao governo do RS e União

Grupo formado por prefeitos, deputados estadual e federal, autoridades de segurança pública e gestores decidiu pela unidade na pauta de pedidos dos municípios atingidos pela enchente no Vale do Rio Pardo

Hoje
Consequência dos temporais

Encruzilhada do Sul declara situação de emergência nesta quinta em função das fortes chuvas

Pelo menos 650 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela situação climática, conforme dados da Defesa Civil do município

Hoje