Justiça

Justiça do RS condena dois bombeiros por concessão irregular de alvará à boate Kiss

Decisão acatou pedido do Ministério Público, que havia recorrido da resolução que inocentou os réus em primeira instância pelo mesmo crime
Publicado: 22/09/2020 às 17:08 | Atualizada: 16/11/2020 às 09:50
Matheus Garcia

Após o Ministério Público recorrer da primeira decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, dois bombeiros acusados de concederem de forma irregular o alvará à boate Kiss foram condenados. A casa noturna pegou fogo na madrugada de 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, na região Central do Estado, matando 242 pessoas e deixando centenas de feridos.

Em primeira instância, os profissionais haviam sido inocentados. Na decisão, publicada na sexta-feira (18) e divulgada nesta terça (22), Daniel da Silva Adriano e Altair de Freitas Cunha tiveram os direitos políticos suspensos por três anos e foram proibidos de firmar contratos e receber benefícios ou incentivos fiscais do poder público. Além disso, ambos terão que pagar uma multa.

Na mesma ocasião, a pena de outros dois bombeiros foi aumentada. Moisés da Silva Fuchs, ex-comandante dos bombeiros, e Alex da Rocha Camilo, ex-chefe da seção de prevenção de incêndio, permaneceram com a decisão de não firmar contratos públicos, nem receber incentivos fiscais por três anos. Porém, tiveram suspensos os direitos políticos por quatro anos, além de multa com valor maior. A dupla havia sido condenada em março por improbidade administrativa. A Justiça entendeu que Fuchs e Camilo deixaram de exigir, como condições de expedição de alvarás, o Certificado de Treinamento de Pessoal, que deveria ter sido providenciado pelos proprietários da boate.

Os quatro réus no caso - Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão - serão julgados em um único júri, em Porto Alegre. A decisão foi tomada no dia 10 de setembro pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que acolheu, por dois votos a um, o pedido do Ministério Público de transferência de julgamento do processo de Santa Maria para a Capital.

Ex-policial é condenado a 28 anos de prisão por matar ex-mulher na frente do filho em Porto Alegre

Crime aconteceu no dia 11 de dezembro de 2018 no bairro Ipanema

4 dias atrás

Homem é condenado a mais de 19 anos de prisão por matar idoso após desavença sobre serviço prestado em Eldorado do Sul

Crime aconteceu em julho de 2020 no bairro Progresso

4 dias atrás
Decisão

STF conclui que não há provas que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

Decisão foi anunciada por Alexandre de Moraes nesta quarta-feira (24)

6 dias atrás

MPRS denuncia envolvidos em esquema de propina para compras de máquinas agrícolas em 51 municípios gaúchos

Fraudes aconteceram entre os anos de 2010 e 2015

1 semana atrás

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

"Extremistas preferem se subjugar a interesses externos", diz ministro

1 semana atrás

Justiça concede liminar determinando que CEEE Equatorial restabeleça fornecimento de energia elétrica em Pelotas

No caso de descumprimento da liminar, a Justiça fixou multa no valor de R$ 100 mil por dia

1 semana atrás