Polícia

Mais de 170 casos de fraudes ao auxílio emergencial estão em investigação pela PF no RS

Entre os investigados, estão agentes políticos, servidores públicos e empresários, que recebiam o benefício destinado a autônomos ou desempregados
Publicado: 02/10/2020 às 15:51 | Atualizada: 17/11/2020 às 02:46
Matheus Garcia

Vários autônomos, microempreendedores e desempregados acabaram sendo afetados pela crise financeira provocada pela pandemia da covid-19 e tiveram que solicitar o auxílio emergencial - programa criado pelo governo federal que prevê o repasse mensal de R$ 600 ou R$ 1.200 (no caso de mães monoparentais) no intuito de diminuir os impactos econômicos destas pessoas durante o período de calamidade pública.

No entanto, muitos beneficiários receberam o auxílio de forma indevida e estão sendo investigados pela Polícia Federal. Somente no Rio Grande do Sul, 172 casos de fraudes ao benefício seguem em investigação. Desse total, 156 já viraram inquérito policial.

Segundo a PF, empresários, agentes políticos, advogados e servidores públicos estão entre os suspeitos de receberem ilegalmente o auxílio. Nesta semana, agentes realizam ação cumprindo diligências em várias partes do Estado. Todas as suspeitas estão sendo encaminhadas para a Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE).

Na ação dessa quinta-feira (1º), investigados foram intimados e ouvidos. Além disso, os policiais federais também instauraram novos procedimentos nos casos em que não houve a devolução do benefício após a constatação da irregularidade.

No combate às fraudes, a PF atua em uma estratégia integrada, juntamente com Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CGU, TCU, e Caixa Econômica Federal - banco responsável pelo pagamento do benefício. Os crimes pelos quais os fraudadores podem responder são de invasão de dispositivo informático, furto mediante fraude e estelionato majorado.

Para quem recebeu o auxílio indevidamente, o governo federal disponibilizou um site para a devolução da quantia, o que evita problemas futuros.

Decrab de Camaquã adquire equipamentos de atendimento pré-hospitalar de combate

Torniquetes e kits de APH foram entregues nesta sexta-feira (3)

Ontem
Prisão

PC prende homem que furtou estabelecimento comercial em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (2)

2 dias atrás

Homem que estuprou adolescente em Camaquã é preso em Pelotas

Crime aconteceu no dia 19 de fevereiro deste ano, no bairro Getúlio Vargas

2 dias atrás
Nova prisão

Após descumprir prisão domiciliar, homem é preso em São Lourenço do Sul

Ação da Polícia Civil aconteceu no começo da tarde desta terça-feira (30)

4 dias atrás
Prisão no interior de Camaquã

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Banhado do Colégio, em Camaquã

Prisão aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

4 dias atrás
Crimes ambientais

PC investiga crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de Porto Alegre

Seis pessoas foram presas na operação que aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

4 dias atrás