Saúde

Saiba se seu tipo sanguíneo aumenta o risco de coronavírus ou não

Pesquisadores relataram que pessoas com determinado tipo de sangue, tem mais facilidade para contrair covid-19
Publicado: 20/10/2020 às 14:46 | Atualizada: 17/11/2020 às 16:59
Redação BJ News
Em um novo estudo, os pesquisadores relataram que as pessoas com sangue do tipo O parecem ter menor risco de contrair o novo coronavírus que causa o COVID-19. Em um estudo de junho, os pesquisadores concluíram que as pessoas com sangue do tipo A têm um risco maior de contrair o novo coronavírus. Em março, um estudo da China concluiu que pessoas com sangue tipo A pode ter um maior risco de contrair as novas coronavírus do que as pessoas com o tipo O . Os especialistas acrescentam que pesquisas anteriores mostraram alguma conexão entre o tipo de sangue e doenças como a gripe estomacal, bem como o risco de derrame e deficiência cognitiva.

Todos os dados e estatísticas são baseados em dados disponíveis publicamente. Algumas informações podem estar desatualizadas. 

Um novo estudo indica que pessoas com sangue do tipo O têm menor risco de contrair o novo coronavírus que causa o COVID-19 do que pessoas com outros tipos de sangue. Os pesquisadores também observaram que as pessoas com sangue do tipo O têm menos probabilidade de desenvolver uma doença grave se tiverem o vírus.

As descobertas são semelhantes a um estudo publicado em junho, onde os pesquisadores concluíram que as pessoas com sangue do tipo A estavam associadas a um risco 45% maior de contrair o novo coronavírus. Esses pesquisadores estudaram 1.900 pessoas na Espanha e Itália que estavam gravemente doentes com COVID-19 e compararam seus resultados com 2.000 pessoas que não estavam doentes.

Em março, um estudo realizado na China sugeriu que pessoas com sangue tipo A podem ser mais suscetíveis a contrair o vírus e pessoas com sangue tipo O podem ter mais proteção contra o vírus.

Os relatórios têm alguns especialistas preocupados que as pessoas com sangue tipo A possam entrar em pânico ou ficar preocupadas e que as pessoas com sangue tipo O possam baixar a guarda ou ficar muito complacentes.

"Esses resultados não podem ser usados ​​para diminuir as precauções sérias que todos precisam tomar, independentemente do seu tipo de sangue", disse a Dra. Mary Cushman , MSc, hematologista e professora do Larner College of Medicine da Universidade de Vermont. em março.

“Alguém nas redes sociais neste fim de semana se perguntou se as pessoas do tipo O nas famílias deveriam ser enviadas para fazer compras, por exemplo”, disse Cushman ao Healthline. “Definitivamente, não queremos que as pessoas pensem que podem ser protegidas e não precisam tomar precauções porque são do tipo O.”

O que o estudo de março relatou

O estudo de março veio de Wuhan, China, onde os primeiros casos conhecidos de COVID-19 foram descobertos.

No estudo, os cientistas analisaram os tipos de sangue de 2.173 pessoas que foram diagnosticadas com COVID-19 e compararam isso com os tipos de sangue da população em geral daquela região.

Eles descobriram que, na população normal, o tipo A era de 31 por cento, o tipo B era de 24 por cento, o tipo AB era de 9 por cento e o tipo O era de 34 por cento. Naqueles com o vírus, o tipo A era de 38 por cento, o tipo B era de 26 por cento, o tipo AB era de 10 por cento e o tipo O era de 25 por cento.

Os pesquisadores concluíram que “o grupo sanguíneo A tinha um risco significativamente maior para COVID-19 em comparação com os grupos sanguíneos não-A. Considerando que o grupo sanguíneo O teve um risco significativamente menor de doenças infecciosas em comparação com os grupos sanguíneos não A ”.

Com informações de Health News

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

5 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

5 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

6 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

6 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

6 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás