Geral

Black Friday 2020: saiba quando e como será o maior evento de compras

Campanha de vendas com descontos e promoções ocorre, tradicionalmente, em novembro
Publicado: 27/10/2020 às 11:20 | Atualizada: 17/11/2020 às 16:37
Redação BJ News

Tradicional campanha de descontos em compras físicas ou virtuais, a Black Friday deve acontecer este ano no dia 27 de novembro, a última sexta-feira do mês, como de costume.

O evento surgiu por volta dos anos de 1990, nos Estados Unidos, como um dia de descontos após o feriado de Ação de Graças e ocorre sempre às sextas-feiras. No Brasil, a campanha de vendas surgiu em 2011 pelo portal Busca Descontos e era exclusiva para vendas online, mas se expandiu para o comércio físico.

Os produtos ofertados incluem itens de diversos segmentos e categorias, que vão desde eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks, até áreas de vestuário e setor alimentício.

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Black Friday promete ser ainda mais movimentada devido ao aumento das vendas online. Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo apontam que o e-commerce no cresceu cerca de 60% entre os meses de janeiro a maio no Brasil, período que inclui um dos momentos mais críticos da pandemia no país.

Uma avaliação da plataforma de e-commerce Jet e-business, de São Paulo, a expectativa para a Black Friday 2020 é de crescimento superior a 50% em relação ao ano passado.

Logo no início de novembro, as lojas aqui no Brasil já começam a lançar suas promoções e descontos em produtos em vários segmentos. Atualmente, os descontos não estão limitados. Os produtos mais procurados durante o dia de ofertas costumam ser os eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks. Mas, também, é comum ver liquidações em lojas de roupas, calçados, cosméticos, livros e em supermercados, e até mesmo melhores condições em financiamentos de imóveis e de veículos.

No entanto, muitos consumidores se preocupam com a real oferta de promoções e descontos da campanha. Para isso, está sendo lançada a Black Friday de Verdade – uma iniciativa que visa identificar as lojas que oferecem ofertas verdadeiras ou enganosas.

O programa monitora os preços dos produtos e as boas práticas dos estabelecimentos que usam o selo da campanha. A loja que quiser adquirir o selo deverá garantir que oferecerá descontos que não se encaixem no popular "metade do dobro", como também condições transparentes e seguras para o consumidor. Estabelecimentos comerciais com promoções consideradas fraudulentas podem ser punidos.

Dentre algumas lojas conhecidas que participam da campanha estão o Amazon, Americanas, Shoptime e Submarino. Para verificar todas as lojas participantes, você pode acessar o link

O recurso também possui um "testador de cupons" automático que identifica e aplica o código capaz de gerar maior desconto na compra, além de enviar notificações quando um item desejado tem redução no preço.

No site da Black Friday também é possível consultar opções de cadastro para receber promoções e descontos em primeira mão. Basta cadastrar seu nome e e-mail pelo link. Além disso, é possível pesquisar descontos em sites especializados como o CupoNation, Cuponomia, Méliuz, e Pelando, além de utilizar comparadores de preço, como o Buscapé e Zoom, e realizar pesquisas para comparar o valor médio dos itens antes da Black Friday.

Para aproveitar as ofertas da Black Friday 2020 de forma segura, é importante verificar a procedência da loja antes de realizar uma compra online. Veja algumas dicas:

fazer uma pesquisa rápida em sites como o Reclame Aqui para checar se a loja é, de fato, confiável; consultar a lista com sites possivelmente fraudulentos do Procon; desconfiar de mensagens pelo WhatsApp com links maliciosos oferecendo falsas promoções; antes de clicar em qualquer link, mesmo que tenha sido enviado por pessoas conhecidas, entre no site oficial da marca e busque pelo produto em questão para verificar se um desconto é real.

Com informações do site TechTudo

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para segunda, 29 de abril de 2024

Saiba tudo o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Hoje
Atenção!

Golpistas enviam convite para entrar em grupo falso de WhatsApp do Blog do Juares

Acesse a matéria e confira os links de nossos grupos originais de WhatsApp e mídias oficiais

Ontem
Horóscopo Semanal

Confira o horóscopo semanal de 29 de abril a 5 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo nesta semana

Ontem
Trabalho

Brasil registra seis milhões de acidentes de trabalho de 2012 a 2022

Abril Verde chama atenção para a saúde no ambiente laboral

Ontem
Tragédia

Duas gaúchas morrem em grave acidente de trânsito no Chile

Mais de 40 pessoas ficaram feridas no incidente

Ontem
Loteria

Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena acumula para R$ 6,5 milhões

Próximo sorteio será na terça-feira (30)

Ontem