Geral

Pesquisa aponta redução de 89% nos atendimentos odontológicos de crianças durante a pandemia

O objetivo da pesquisa foi estimar o impacto da pandemia nos procedimentos odontológicos
Publicado: 30/10/2020 às 15:36 | Atualizada: 17/11/2020 às 14:26 | CCS UFPel

Uma pesquisa realizada por estudantes e docentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade do Vale do Taquari (Univates) aponta a redução de 89% no total de atendimentos odontológicos de crianças no período de contágio exponencial da covid-19 nos meses de abril e maio de 2020. Os reflexos da redução devem ser sentidos futuramente com a sobrecarga nos serviços odontológicos. O objetivo da pesquisa foi estimar o impacto da pandemia nos procedimentos odontológicos de odontopediatria realizados no SUS.

O estudo retrospectivo utilizou dados de todos os atendimentos odontológicos realizados no SUS em 99,9% dos municípios brasileiros e no Distrito Federal. De acordo com o professor da Univates, Luiz Alexandre Chisini, foram utilizados dados longitudinais dos meses de janeiro de 2019 a maio de 2020 do Sistema de Informações do SUS e do IBGE. “Criamos uma série histórica dos procedimentos de odontopediatria desse período à nível municipal. Para podermos fazer uma comparação de municípios de diferentes portes populacionais, calculamos a taxa de procedimentos, ou seja, quantos procedimentos foram realizados a cada 10 mil habitantes em cada um dos 5.564 municípios com dados de saúde bucal. Assim, obtivemos uma taxa de procedimentos para cada município”, explica.

A pesquisa estimou o impacto de duas formas diferentes. A primeira foi comparando a mudança nas taxas dos procedimentos durante todo o período e a segunda, comparando os meses de 2020 com os respectivos meses de 2019. A segunda estimativa considera um período menor, porém, evita que a sazonalidade, variações que ocorrem naturalmente durante os meses do ano, por exemplo, no período de férias, interfira nas estimativas.

Resultados

A região sudeste, que apresentava a maior realização de atendimentos odontopediátricos no Brasil foi a região com o maior impacto, seguida da região Sul. Considerando todo o Brasil, o estudo observou uma redução de 66% na incidência de razão de taxas (IRR) nos tratamentos pediátricos realizados no SUS quando considerado o impacto a partir do primeiro caso da covid-19, ou seja, de fevereiro à maio.

Considerando o período de contágio exponencial (abril a maio), o estudo observou uma redução drástica de 89% no total de procedimentos em crianças. Quando a análise foi realizada comparando abril e maio do ano atual com os respectivos meses de 2019, os procedimentos pediátricos realizados no serviço público de saúde apresentaram uma redução ainda maior: 96% de redução na incidência de razão de taxas de abril e maio.

De acordo com Chisini, o principal resultado do estudo é que a pandemia da covid-19 teve um impacto forte e negativo na população pediátrica que realiza tratamentos odontológicos no SUS, especialmente quando a pandemia começou seu crescimento exponencial em abril. “A interrupção repentina e contínua do atendimento odontológico pode aumentar a demanda já sobrecarregada e sobrecarregar ainda mais os serviços num futuro próximo”, alerta o pesquisador.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, que também atuou na pesquisa, alerta que os reflexos das reduções de atendimentos durante a pandemia provavelmente afetarão ainda mais as crianças já socialmente vulneráveis e excluídas, aumentando as disparidades já observadas em relação à saúde bucal no país. Desta forma, os pesquisadores fazem um alerta aos gestores para a necessidade de fomentar políticas públicas que visem a equidade.

Tragédia

Polícia Civil confirma identidade de ciclista que morreu atropelado em Camaquã

Acidente aconteceu no último sábado (27)

Hoje
Oportunidades de emprego

Sine de Camaquã está com 57 vagas de emprego nesta terça-feira (30)

Confira o painel de vagas na matéria!

Hoje
Chuvas

Fortes chuvas causam alagamentos na BR-116, em Camaquã

Trânsito ainda está fluindo de maneira normal na rodovia federal

Hoje
Temporal

Raio atinge residência e causa incêndio no RS

Fortes temporais causaram estragos em pelo menos 65 cidades gaúchas

Hoje
Falta de luz no RS após temporais

CEEE Equatorial informa que 57 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Camaquã e Dom Feliciano estão entre os municípios mais afetados

Hoje
Espaço do internauta

Internauta reclama de bueiros entupidos em rua alagada de Camaquã

Fato acontece na Rua José Jasnievicz

Hoje