Polícia

Operação contra o tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro é deflagrada na Região Metropolitana e Sul do RS

Cerca de 70 mandados judiciais são cumpridos em Porto Alegre, Pelotas, Canoas, Charqueadas e Cachoeirinha
Publicado: 03/11/2020 às 15:27 | Atualizada: 17/11/2020 às 03:41
Matheus Garcia

Com cerca de 70 ordens judiciais sendo cumpridas, a Polícia Civil desencadeou nesta manhã de terça-feira (3) a Operação Cativeiro em municípios da Região Metropolitana e Sul do Rio Grande do Sul, com o apoio da Brigada Militar.

A ação está acontecendo em Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Pelotas e Charqueadas. São sessenta mandados de busca e apreensão e nove de prisão preventiva pelos crimes de extorsão mediante sequestro e organização criminosa.

A mobilização teve apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários e da Guarda Municipal de Canoas. A equipe tática da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil e os efetivos do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Força Tática do 15º BPM, todos da Brigada Militar, participaram da operação, que teve ainda apoio aéreo dos helicópteros das duas corporações.

Investigação

As investigações tiveram início quando um grupo criminoso se infiltrou em dois condomínios do programa Minha Casa Minha Vida no bairro Rio Branco, em Canoas, expulsando os moradores e realizando ameaças para conseguir praticar o tráfico de drogas na região.

Como as ações policiais nos condomínios para coibir a ação da organização criminosa estavam causando prejuízo, a facção sequestrou a sogra de um policial militar com o intuito de obter dados do policial. A ordem para o sequestro, conforme as investigações, partiu de dentro do sistema prisional. 

O rapto foi encerrado em uma abordagem da Brigada Militar. Na época, a vítima deu uma falsa versão dos fatos, que foi descoberta mais tarde, através do setor de inteligência da Brigada Militar. A mulher foi colocada no programa de proteção a testemunhas do RS.

Também foi possível identificar que os crimes eram comandados de dentro do presídio. Foram apontados pelo menos oito criminosos envolvidos no crime de extorsão mediante sequestro realizado, sendo que o porteiro de um destes condomínios teria participado do crime de extorsão mediante sequestro praticado contra a mãe da companheira do policial militar. 

Um dos investigados seria o mandante do incêndio em um ônibus no terminal Mathias Velho, em Canoas, no ano passado. Ele foi preso em flagrante pelo crime.

Resultado 

Seis pessoas foram presas e os policiais apreenderam duas armas, munições, drogas, miguelitos (pregos retorcidos), colete balístico, balaclava (espécie de touca ninja) e um rádio comunicador.

A Operação Cativeiro contou com 500 agentes de segurança, sendo 290 policiais civis, 160 policiais militares, 30 guardas municipais e 20 agentes da Susepe. 

Decrab de Camaquã adquire equipamentos de atendimento pré-hospitalar de combate

Torniquetes e kits de APH foram entregues nesta sexta-feira (3)

Ontem
Prisão

PC prende homem que furtou estabelecimento comercial em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (2)

2 dias atrás

Homem que estuprou adolescente em Camaquã é preso em Pelotas

Crime aconteceu no dia 19 de fevereiro deste ano, no bairro Getúlio Vargas

2 dias atrás
Nova prisão

Após descumprir prisão domiciliar, homem é preso em São Lourenço do Sul

Ação da Polícia Civil aconteceu no começo da tarde desta terça-feira (30)

4 dias atrás
Prisão no interior de Camaquã

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Banhado do Colégio, em Camaquã

Prisão aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

4 dias atrás
Crimes ambientais

PC investiga crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de Porto Alegre

Seis pessoas foram presas na operação que aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

4 dias atrás