Geral

Governo do Estado propõe suspensão de festas de fim de ano e limite de horário para comércio e restaurantes

Eduardo Leite detalhou o pacote de medidas em live no final da tarde desta segunda-feira (30)
Publicado: 30/11/2020 às 18:08 | Atualizada: 02/12/2020 às 22:58
Matheus Garcia

Em reunião com a Famurs e os 27 prefeitos das associações de municípios, na tarde desta segunda-feira (30), o governador Eduardo Leite apresentou uma série de medidas restritivas para tentar conter o avanço da segunda onda da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. Também participaram do encontro o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, além da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e a coordenadora do Comitê de Dados, Leany Lemos.

Entre as propostas, está a suspensão das festas e eventos de final de ano, tanto os que são organizados pelas prefeituras quanto os particulares. Em âmbito privado, o governo sugere que as reuniões familiares e de amigos ocorram com até 10 pessoas, sem contar as crianças menores de 14 anos.

Outra alteração será a suspensão temporária do modelo de cogestão, hoje vigente para 18 das 21 regiões Covid e que permite adotar restrições mais leves do que as determinadas pelo Estado. Na prática, com o mecanismo suspenso, a bandeira vermelha passa a valer de forma integral.

Mais um ponto a ser destacado é a vedação à permanência em locais públicos sem controle de acesso (ruas, praias, praças) em municípios classificados em zona de alto risco epidemiológico.

O governador também propôs mudanças nos protocolos do Distanciamento Controlado com relação à bandeira vermalha, como a redução do horário de funcionamento do comércio até as 20 horas e de restaurantes até as 22 horas, mas sem limitar os dias da semana em que operam atualmente. Será permitido somente clientes sentados, com distância de 2 metros entre as mesas e grupos de até seis pessoas, sem música ao vivo ou ambiente que prejudique a comunicação.

O governo se comprometeu a realizar uma campanha de comunicação no intuito de conscientizar a população. Também será oferecido aos prefeitos o apoio da Brigada Militar para fiscalização.

Leite detalhou as novas medidas em live no final da tarde, na qual também divulgou o mapa definitivo da 30ª rodada do Distanciamento Controlado. Segundo o governador, as ações são de caráter emergencial, diante da gravidade do aumento dos números da covid-19, e devem ser adotadas mesmo que os prefeitos demonstrem contrariedade. As determinações serão válidas por duas semanas a partir da publicação do novo decreto.

Assista ao pronunciamento:

Aulas nas Escolas Municipais em Arambaré

Arambaré suspende as aulas nas Escolas Municipais entre os dias 6 e 10 de maio

Caso haja melhoras no tempo, a suspensão poderá ser revogada

Hoje
Situação de emergência em Arambaré

Prefeitura de Arambaré decreta situação de emergência devido a possíveis alagamentos na Região

Decreto visa agilizar e coordenar os esforços de resposta e recuperação

Hoje
Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para segunda, 6 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Ontem
Auxílio às famílias afetadas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Defesa Civil seguem com ações de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas

Ginásio Taborda continua recebendo doações de itens como: leite, fralda, lenço umedecido, água, colchão e alimentos não perecíveis

Ontem
Consequências dos temporais no RS

CEEE Equatorial informa que 178 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Municípios mais atingidos são: Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão

Ontem
Evacuação de bairro em Porto Alegre

Bairro de Porto Alegre terá de ser evacuado após dique transbordar

Com 91 mil habitantes, bairro do Sarandi fica na Zona Norte da Capital Gaúcha

Ontem