Geral

Guarda-Vidas resgata embarcação à deriva na lagoa em São Lourenço do Sul

Pai e filho ficaram à deriva na noite da virada de ano novo
Publicado: 03/01/2021 às 10:50 | Atualizada: 05/01/2021 às 23:52
Juares da Luz

Uma embarcação ficou à deriva na Lagoa dos Patos em São Lourenço do Sul, na noite da virada de ano novo. Diante disso, imediatamente, as guarnições de serviço de Guarda-Vidas de São Lourenço do Sul e Pelotas se mobilizaram para resgatar o barco com seus tripulantes.

Na noite da última quinta-feira (31), um pedido de socorro chegou até o comandante da guarnição de Guarda-Vidas da Região Sul, tenente De Paula. As informações preliminares davam conta de que pai e filho estavam a aproximadamente 10 km da cidade de São Lourenço do Sul, a bordo de uma embarcação com problemas mecânicos, sem condições de retornar à costa.

Imediatamente, foram acionadas uma equipe de São Lourenço do Sul e outra de Pelotas para o resgate. De posse de uma moto aquática do Corpo de Bombeiros e munidos com GPS náutico fornecido pelos sócios do Iate Clube de São Lourenço do Sul os agentes começaram as buscas.

Com a possível localização dos náufragos, a primeira equipe, composta pelos soldados Cruz e Ana Maria, entrou na lagoa por volta das 20 horas. As condições climáticas eram completamente desfavoráveis às buscas, sem luminosidade e com fortes ventos.

Após cinco horas de buscas sem sucesso, a segunda equipe, composta pelo sargento Santos e soldados Andrade e Saabedra, entrou na água tripulando um bote inflável de casco rígido. Além de suporte médico, eles levaram também combustível extra, necessário para a primeira equipe devido ao tempo prolongado da missão.

Depois de muito trabalho, a embarcação com os tripulantes foram localizados pelos policiais militares, por volta das 5 horas de sexta-feira (1º). Eles receberam suporte e foram rebocados por uma embarcação de grande porte.

Mas para o término da missão a qual se dispuseram, os policiais militares tiveram que arrastar as embarcações de resgate por 500 metros até a transposição de bancos de areia. As duas equipes só retornaram à terra por volta das 9 horas.

Sem alimentação, fortes ventos e lagoa muito agitada as duas abnegadas equipes que estavam de folga com suas famílias não exitaram em abandonar a segurança do seio familiar para se lançar rumo ao desconhecido para cumprir a nobre missão de salvar vidas.

Solidariedade

Afubra recebe donativos para ajudar pessoas atingidas pelas enchentes no RS

Leve a sua doação à Afubra mais próxima e deposite nas caixas identificadas

Ontem
Convocação de professores

Prefeitura de Camaquã convoca dois aprovados no Processo Seletivo da Educação

Confira na matéria quem são os convocados!

Ontem
Trânsito

Dnit alerta para interrupção de tráfego na BR-116, em Esteio, a partir desta sexta-feira (3)

Atividades estão programadas para ocorrerem até as 18 horas de sábado (4)

Ontem
Abastecimento de água em Arambaré

Gerador da Corsan vai garantir abastecimento interrompido por falta de energia elétrica em Arambaré

Previsão de normalização do abastecimento é para a partir das 17h

Ontem
Furto

PC recupera oito pneus furtados de carreta em 2023 em Camaquã

Ação aconteceu no interior do município

Ontem
Crise

Governo do RS aciona Gabinete de Crise após aumento das chuvas e risco de inundações

Reunião aconteceu na sede da Defesa Civil nesta terça-feira (30)

Ontem