Educação

Enem: Ministério da Educação (MEC) dá spoiler sobre redação da prova

Confira a dica
Publicado: 08/01/2021 às 15:39 | Atualizada: 10/01/2021 às 23:31 | Notícias Concursos Brasil
Redação BJ News

No próximo dia 17 e 24 de janeiro de 2021, estudantes brasileiros farão a versão impressa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na terça-feira (5), o Ministério da Educação (MEC) surpreendeu a internet ao publicar dicas do tema de redação nos Stories do Instagram.

Um dia antes da divulgação nas redes sociais, o MEC deixou uma caixa de perguntas para os estudantes tirarem dúvidas sobre a prova. No entanto, uma das dúvidas mais comentadas foi sobre o tema da redação do Enem 2020.

O tema de redação de uma prova ou concurso é proibido de ser divulgado antes da aplicação. Pois, o sigilo de informação sobre o tema de redação garante igualidade entre os participantes, mesmo assim, o MEC divulgou uma dica para os candidatos.

Na publicação, o MEC destacou a importância da competência 4 do manual de correção da redação do Enem. A competência 4 avalia se o candidato mostra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentos no texto. Na sequência, o Ministério divulgou outro post falando sobre os investimentos feitos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na formação de professores. Portanto, a redação do Enem 2020 poderá apresentar uma temática relacionada à educação.

Prepare-se para a redação do Enem

Ainda dá tempo para se informar e treinar possíveis redações para o Enem 2020. É importante saber que o Enem sempre vai abordar diante de um acontecimento específico sobre desigualdades e possíveis problemas de determinado assunto. Com isso, após a divulgação dos posts nas redes sociais do MEC, o caminho para se atualizar sobre o eixo temático Educação ficou mais fácil.

No ano passado, as provas do Enem 2020 foram adiadas por causa da covid-19. A prova foi reagendada para janeiro deste novo ano. O adiamento da prova aconteceu sob pressão de estudantes, parlamentares e especialistas de educação.

Vale lembrar que em 2020, a educação brasileira sofreu uma adaptação agressiva com a necessidade da realização de aulas à distância, em consequência da pandemia de coronavírus. E em diversas entrevistas na mídia, Bolsonaro defendeu que apoia o ensino de educação à distância no Brasil desde o Ensino Fundamental.

Enem 2024

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta (26)

Resultados dos pedidos serão conhecidos em 13 de maio

3 dias atrás
Greve

Professores de universidades e institutos federais iniciam greve nesta segunda (15)

Categoria quer reajuste de 22,71% em três parcelas de 7,06% por ano

2 semanas atrás

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Interessados devem fazer o pedido na Página do Participante

2 semanas atrás

Programa Escola em Tempo Integral é implementado na EMEI Solange Pereira Alencastro em Tapes

Proposta foi instituída como projeto-piloto na Creche Sol

2 semanas atrás
Transporte

Prefeitura de Camaquã vai fornecer transporte para alunos de escola estadual do interior

Medida foi definida nessa terça-feira (9)

2 semanas atrás
Convocação

Prefeitura de Camaquã convoca 59 aprovados no processo seletivo da educação

Foram chamados inscritos nos cargos de professor, supervisor escolar, secretário de escola, serviçal e operário

2 semanas atrás