Geral

CARROS ELÉTRICOS: apenas um em cada 10 motoristas voltaria para veículos a gasolina

Estudo apontou que somente 1% dos entrevistados voltaria a comprar um carro a gasolina ou diesel, enquanto 8% deles ficaram em dúvida
Publicado: 22/01/2021 às 11:45 | Atualizada: 24/01/2021 às 23:35
Redação BJ News

Aparentemente, o futuro automobilístico será dos automóveis elétricos. Um estudo realizado pela comunidade de veículos elétricos Zap-Map no Reino Unido aponta que pelo menos 90% dos motoristas que já contam com um carro do tipo não têm nenhuma pretensão em voltar a utilizar veículos movidos à gasolina ou a diesel. Somente 1% dos entrevistados falam que voltaria a comprar um carro à gasolina ou diesel, enquanto 8% deles ficaram em dúvida.

A pesquisa foi realizada em novembro do ano passado e teve mais de 2 mil participantes. A partir do resultado, é possível observar a mudança de comportamento dos consumidores, que atualmente estão optando por automóveis que causem um menor impacto ambiental. Aproximadamente 73% dos participantes disseram que estão conduzindo um veículo que utiliza energia limpa pela primeira vez. E em relação aos 2 mil participantes, cerca de 52% deles relataram que compraram o seu automóvel ano passado. Acredita-se que esse movimento em busca desse tipo de automóvel tenha crescido tanto devido a maior oferta por parte das montadoras.

A pesquisa também apontou que os motoristas de carros elétricos estão mais satisfeitos. Esses automóveis tiveram uma nota de 91 em satisfação, enquanto os veículos comuns ficaram somente com 72 pontos. Tal aceitação das inovações tecnológicas não é somente perceptível após as compras desses veículos, há outras invenções que vimos serem aceitas pelo público com grande facilidade. Um exemplo são bancos digitais, que vêm sobrepujando seus equivalentes físicos, assim como jogar online no Winner Cassino é considerado pelos usuários superior às visitas às casas de jogatina. Em relação aos modelos que apresentam uma maior satisfação entre os britânicos estão o Tesla Model 3 (96% de aprovação), e o Nissan Leaf (90% de aprovação). 

Crescimento e sustentabilidade 

Os resultados da pesquisa só reforçam a tendência de alta no mercado dos carros movidos a energia limpa, que passa por um momento de recorde de vendas. De acordo com a co-fundadora da Zap-Map, Melaine Shufflebotham, “o forte e duradouro impacto de mudar para um veículo limpo. A evidência em favor dos carros elétricos cresce de forma convincente em cada uma das pesquisas, mesmo em um ano perturbador como 2020”. Segundo Shufflebotham, o maior desafio no momento é a indústria automotiva conseguir aproveitar as vantagens que os veículos elétricos oferecem. E para que isso seja bem sucedido, as equipes de vendas devem ser muito bem treinadas, para que eles consigam convencer os compradores a investir no setor.

Para Rob Dennis, porta-voz da empresa RAC, que presta serviços automotivos, o crescimento repentino no setor é evidente, além da tendência de que ele continue conquistando mais adeptos. “Embora frequentemente seja um desafio convencer os proprietários de veículos a gasolina e diesel a mudar para um elétrico, esses dados mostram que, depois que faz isso, o consumidor raramente olha para trás. Isso também é uma notícia positiva para os fabricantes que têm investido fortemente em veículos elétricos e tecnologias mais limpas. Muitos motoristas de carros elétricos se preocupam com a autonomia, mas o número de pontos públicos de recarga está aumentando rapidamente”, disse Dennis. Segundo o porta-voz, a grande maioria das viagens realizadas no dia-a-dia dificilmente ultrapassam as centenas de quilômetros. Por conta disso, os veículos movidos à energia limpa são uma alternativa mais econômica e ecológica para o uso cotidiano do que aqueles movidos a combustíveis fósseis.

Dennis ainda afirma que as pesquisas sobre a aprovação dos carros elétricos devem continuar tendo altas aprovações, enquanto a indústria automotiva inglesa se aproxima de encerrar a produção de veículos movidos a gasolina ou a diesel até o ano de 2030.

Reconstrução das rodovias no RS

Dnit inicia obras para devolver trafegabilidade nas BR-392 e BR 158 no RS

Trabalhos na BR-392 acontecem desde a noite de sexta (3); enquanto na BR-158 os serviços devem começar neste domingo (5)

Hoje
Ajuda às vítimas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Patram de Rio Pardo entregam mantimentos às famílias ilhadas

Pelo menos sete mil pessoas foram atingidas pelas águas no município

Hoje
Consequências dos temporais no RS

Defesa Civil confirma 62 mortes no RS; sete ainda estão em investigação

Ao menos 55 óbitos foram causados pelas enchentes no estado

Hoje
Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Hoje
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Hoje
Solidariedade

Prefeitura de Camaquã envia veículos para ajudar na remoção de vítimas de Guaíba e Eldorado do Sul

Prefeito Ivo de Lima Ferreira disponibilizou o Ginásio Municipal de Esportes para acomodar os atingidos pelas enchentes

Hoje