Geral

Morador de Cerro Grande do Sul precisa de doadores de sangue

Idoso de 82 anos está internado desde o último sábado (20), e aguarda pela cirurgia que será amanhã
Publicado: 22/02/2021 às 13:25 | Atualizada: 24/02/2021 às 23:18
Édio Wenzke

Um homem com 82 anos está necessitando de doadores de sangue. Bonifácio Bortolotti Garcez é morador de Cerro Grande do Sul e irá realizar uma cirurgia no fêmur, que está agendada para esta terça-feira (23).

Ele precisa com urgência de doadores do tipo sanguíneo  O- . O processo de doação é feito no banco de sangue do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA). Garcez se encontra baixado no hospital desde o último sábado (20).

De acordo com familiares, as pessoas que quiserem fazer a doação de sangue podem entrar em contato com Eduarda, através do telefone (51) 99563-7828.

"Adote o bem, doe sangue e salve vidas!"

Para doar, é necessário cumprir alguns requisitos de saúde, como:

ter entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 kg; medir no mínimo 1,50 m estar descansado e bem alimentado; não fumar 2 horas antes da doação.

Além disso, é preciso apresentar documento com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Impedimentos temporários, conforme protocolos do Ministério da Saúde:

Gripe, resfriado e febre: aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas; Período gestacional; Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana; Amamentação: até 12 meses após o parto; Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação); Extração dentária: 72 horas; Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses; Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses; Transfusão de sangue: 1 ano; Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina; Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses; Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Impedimentos definitivos, também segundo o ministério:

Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade; Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  Hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; Uso de drogas ilícitas injetáveis; Malária.
Consequência dos temporais

Região do Vale do Rio Pardo fará unificação de pedidos ao governo do RS e União

Grupo formado por prefeitos, deputados estadual e federal, autoridades de segurança pública e gestores decidiu pela unidade na pauta de pedidos dos municípios atingidos pela enchente no Vale do Rio Pardo

Hoje
Consequência dos temporais

Encruzilhada do Sul declara situação de emergência nesta quinta em função das fortes chuvas

Pelo menos 650 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela situação climática, conforme dados da Defesa Civil do município

Hoje
Ronda na cidade

Sinaleira no centro de Camaquã não está funcionando

Situação acontece na Esquina Democrática, portanto, atenção redobrada aos motoristas que passam no cruzamento

Hoje
Consequência dos temporais

Governo do RS suspende aulas na Rede Estadual quinta (2) e sexta (3) por causa das chuvas

Orientações relativas a reposição dos dias letivos serão divulgadas ainda nesta sexta-feira (3)

Hoje
Urgente

Trânsito está totalmente bloqueado na Correa Neto em Dom Feliciano

Comunicado foi feito pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, na tarde desta quarta (1º)

Hoje
Consequência dos temporais

Região Central do RS é a mais afetada pelo desabastecimento, diz Corsan

Dos 257 mil imóveis com o abastecimento de água comprometido, 164,5 mil são de Santa Maria e arredores

Hoje