Cultura

Escritora Luciana Novinski lança obra sobre o médium Professor Lorenz

O professor Lorenz nasceu em 24 de dezembro de 1872, e faleceu em Porto Alegre, em 24 de maio de 1957
Publicado: 03/03/2021 às 11:34 | Atualizada: 05/03/2021 às 23:17
Redação BJ News

Um dos maiores poliglotas do Brasil o médium e escritor Francisco Valdomiro Lorenz é o personagem central da obra histórica e biográfica lançada pela autora Luciana Terezinha Novinski, ex-diretora da Casa de Cultura do Imigrante de Dom Feliciano. Em virtude do avanço da pandemia, que impede eventos presenciais, o lançamento com sessão de autógrafos se dará em momento oportuno.

Para escrever o livro “Francisco Valdomiro Lorenz - Um homem além do seu tempo”, Novinski utilizou pesquisa autônoma, consultou arquivos e livros do próprio Lorenz, e valeu-se da amizade com dois netos do professor - Sinval e Vladimir, que juntamente com ela idealizaram e construíram, no ano de 2012, o Memorial de Francisco Valdomiro Lorenz, em Dom Feliciano, e que guarda os restos mortais do sábio escritor.

Natural da Áustria, hoje território da República Tcheca, o professor Lorenz nasceu em 24 de dezembro de 1872, e faleceu em Porto Alegre, em 24 de maio de 1957. Mas foi na pequena Colônia de São Feliciano que ele aportou em 1894, e onde construiu a sua identidade. Foi um mestre do espiritismo, médium, agricultor, filósofo, tradutor, esperantista, poeta, escritor (mais de 70 obras publicadas), médico homeopata, astrônomo, astrólogo, filantropo e renomado poliglota (dominava mais de 100 idiomas e dialetos).

A escritora Luciana Novinski, na apresentação do livro, expressa o sentimento que a faz prestar este singelo tributo: “Na minha juventude, no período escolar, ouvi em uma das aulas falarem do professor Lorenz o quanto aquele ser iluminado, que mesmo não sendo de origem polonesa, tanto auxiliou os imigrantes, que tinham imensa dificuldade de comunicação aqui na antiga Colônia São Feliciano. Este homem sábio, que reverencio através deste livro, para que todo o bem que fez jamais seja esquecido, chamava-se Francisco Valdomiro Lorenz”.

A obra, editada pela Criarte Marketing & Eventos, com planejamento gráfico de Júlio César Rodrigues, traz dados biográficos de Francisco Valdomiro Lorenz, fotografias de álbum de família, bibliografia do autor, casos de espiritualidade e homenagens póstumas que ele recebeu. Interessados em conhecer e adquirir este importante livro basta contatar com a Criarte (99811 5067) ou diretamente com a autora (99551 0555).

“Espetáculo Inclusão”

“Espetáculo Inclusão” foi realizado na última terça no Cine Teatro Coliseu, em Camaquã

Evento contou com os alunos do projeto “Música Para Todos”

4 dias atrás
Homenagem

Ponto de cultura em memória de Barbosa Lessa é inaugurado em Camaquã

Evento aconteceu no dia que o município completou 160 anos

1 semana atrás
BJ em Poa

Blog do Juares visita Museu da Comunicação em Porto Alegre

Local fica aberto de segunda a sábado e a entrada é gratuita

2 semanas atrás
Peça

Grupo de teatro camaquense realiza apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”

Evento aconteceu na última sexta-feira (19) no Cine Teatro Coliseu

2 semanas atrás
Lei

Prefeitura de Tapes divulga edital da Lei Paulo Gustavo

Ação busca desenvolver a cultura no município

3 semanas atrás

Candidatas já podem se inscrever a Seniorin da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Seis vagas estão disponíveis para a missão de representar a terceira idade da festa

3 semanas atrás