Justiça

TCE lança nota de solidariedade ao juiz que sofre ameaças no RS

O juiz da 10ª Vara da Fazenda Pública Foro Central de PoA, relata estar sofrendo ofensas e ameaças após suspender provisoriamente o retorno da cogestão
Publicado: 21/03/2021 às 17:10 | Atualizada: 23/03/2021 às 23:32
Stéfane Costa

O Juiz de Direito Eugênio Couto Terra, da 10ª Vara da Fazenda Pública Foro Central de Porto Alegre, relata estar sofrendo ofensas e ameaças após suspender provisoriamente o retorno da gestão compartilhada (cogestão) com os municípios no Sistema de Distanciamento Controlado, mantendo a gestão centralizada no Governo do Estado.

Eugênio alegou que, em razão dos interesses em privilegiar a economia e deixar de lado as medidas sanitárias, a volta da cogestão traria o agravamento do contágio da covid-19.

Entretanto, na tarde deste domingo (21), após recurso iniciado pela Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS), o sistema da cogestão foi aprovado, e terá início nesta segunda, como noticiamos aqui no Blog do Juares (BJ).Segundo informações do GZH, o Tribunal de Justiça acionou o seu núcleo de inteligência para monitorar os ataques virtuais levantados contra o magistrado.

Nota do TCE

O Tribunal de Contas do Estado do RS, através do seu presidente, manifesta solidariedade ao Poder Judiciário e, em especial, ao Dr. Eugênio Couto Terra, juiz de direito da 10ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre que está sendo ofendido e ameaçado em razão de sua decisão que suspendeu, provisoriamente, o sistema de cogestão do distanciamento controlado, atendendo à ação civil pública impetrada por várias organizações de trabalhadores.

No Estado Democrático de Direito, as decisões judiciais podem ser questionadas e, eventualmente, alteradas por meio de recursos às instâncias superiores. Inadmissível é que as discordâncias se manifestem em ataques ao Poder Judiciário e aos magistrados.

Ao manifestar nossa solidariedade, repudiamos as agressões em curso, caudatárias de um intolerável discurso de ódio que infesta o país e que tem como objetivo submeter a todos, rasgando definitivamente a Constituição da República.

O Brasil e o Rio Grande do Sul vivem um momento gravíssimo, cujo enfrentamento exige união, solidariedade e respeito às instituições e aos valores humanos.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TCE-RS

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Data também vale para transferências de domicílio eleitoral

Ontem

Ex-policial é condenado a 28 anos de prisão por matar ex-mulher na frente do filho em Porto Alegre

Crime aconteceu no dia 11 de dezembro de 2018 no bairro Ipanema

1 semana atrás

Homem é condenado a mais de 19 anos de prisão por matar idoso após desavença sobre serviço prestado em Eldorado do Sul

Crime aconteceu em julho de 2020 no bairro Progresso

1 semana atrás
Decisão

STF conclui que não há provas que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

Decisão foi anunciada por Alexandre de Moraes nesta quarta-feira (24)

1 semana atrás

MPRS denuncia envolvidos em esquema de propina para compras de máquinas agrícolas em 51 municípios gaúchos

Fraudes aconteceram entre os anos de 2010 e 2015

1 semana atrás

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

"Extremistas preferem se subjugar a interesses externos", diz ministro

2 semanas atrás