Geral

Começou na sexta-feira a campanha de vacinação contra febre aftosa no RS

Publicado: 03/05/2015 às 08:08 | Atualizada: 02/11/2020 às 04:27 | Por Anamaria Bessil / foto divulgação
Juares da Luz

No município de Três de Maio, na sexta-feira (1º), o governador José Ivo Sartori e o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, deram início à campanha de vacinação contra a febre aftosa, que segue até o próximo dia 31 em todo o Rio Grande do Sul. Os produtores com até 30 cabeças de gado recebem gratuitamente as doses a serem aplicadas nos animais. O orçamento previsto para aquisição do medicamento, de R$ 8 milhões, está sendo mantido pelo governo.

"É o Estado cumprindo seu papel de garantir a sanidade do rebanho gaúcho, uma vez que cerca de 80% dos pecuaristas estão sendo atendidos pela campanha", afirmou o chefe do Executivo. O ato ocorreu na propriedade de Neri Schroer, na localidade de Lajeado Cachoeirinha, próxima à BR-472, na Região Noroeste.

Atualmente o Rio Grande do Sul é considerado "zona livre de aftosa com vacinação" - desde 2002 não há circulação viral, e último foco foi em Joia. O RS é o único estado brasileiro a doar vacinas contra a doença, beneficiando os pecuaristas familiares enquadrados no Pronaf e no PecFam – o que representa 78% dos produtores. Cerca de 14 milhões de animais deverão receber a imunização. "Com o cumprimento dos recursos orçamentários, sem cortes, vamos atender à ampla maioria dos proprietários de bovinos do RS", ressaltou Ernani Polo.

O secretário destacou que a imunização é uma importante ferramenta contra a aftosa e também para aumentar a comercialização da carne bovina gaúcha. "O produtor deve estar atento às medidas de defesa sanitária e vacinar adequadamente o seu rebanho. Precisamos concentrar esforços e avançar em nosso status sanitário", alertou Polo.

A mudança no status sanitário - para o de "zona livre sem vacinação" - representa a abertura de novos mercados, como o da Rússia, além de ter reflexos em outras cadeias, como as de aves e suínos, e no setor leiteiro. Esses segmentos deixam de exportar para mercados mais exigentes, a exemplo do Japão, devido à necessidade de imunizar o rebanho.

Falta d'água

Após queda de luz, Corsan utiliza geradores para manter o abastecimento de água em Arambaré

Situação deve ser normalizada ainda neste sábado (27)

Ontem
Tarô semanal

Confira a previsão de tarô para 28 de abril a 4 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para áries, aquário e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Trânsito

Trânsito na BR-116 em São Leopoldo vai ter restrições, informa Dnit

Mudança vai acontecer a partir de segunda-feira (29)

Ontem
Parabéns!

Afubra comemora 34 anos de atuação em Camaquã

Loja está com uma programação especial de aniversário

Ontem
Acidente

Ciclista morre após ser atropelado no centro de Camaquã

Tragédia aconteceu na manhã deste sábado (27)

Ontem
Curso

Últimos dias para realizar inscrição no curso de Guindauto em Camaquã

A inscrição pode ser feita pela WhatsApp (51) 98431 4602

Ontem