Justiça

Avança projeto em comissão da Assembleia que derruba plebiscito para privatização da Corsan

Texto será encaminhado para a Comissão de Finanças
Publicado: 05/04/2021 às 16:08 | Atualizada: 07/04/2021 às 23:27

Projeto criado com o objetivo de extinguir a necessidade de plebiscito para a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) avançou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na tarde desta segunda-feira (5). Segundo o portal de notícias G1, o parecer do deputado Edegar Pretto (PT), contrário à PEC 280/2019, foi rejeitado pelos membros da Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP) pelo placar de 9 votos a 3.

Com isso, o projeto seguirá para a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle (CFPFC). O colegiado tem 10 dias para analisar a matéria. Se a PEC for aprovada, ela fica livre para votação em plenário.

O texto também prevê a derrubada de plebiscito para eventuais vendas do Banrisul e da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs).

A sessão virtual da CSSP havia iniciado na última quinta-feira (1º), com a leitura do parecer de Pretto. Deputados contrários e favoráveis à privatização da Corsan debateram o tema na ocasião. Entretanto, o prazo para a realização da sessão foi ultrapassado e uma reunião extraordinária precisou ser marcada para esta segunda.

O texto, de autoria do deputado Sérgio Turra (PP) e de mais 24 parlamentares, é baseado em um projeto semelhante, que derrubou a exigência de consulta popular para a privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM) e da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) em 2019.

Votação dos deputados da CSSP:

Favoráveis à PEC 280/2019: Dirceu Franciscon (PTB), Elizandro Sabino (PTB), Fabio Ostermann (Novo), Faisal Karam (PSDB), Franciane Bayer (PSB), Gilberto Capoani (MDB), Sérgio Turra (PP), Tenente Coronel Zucco (PSL) e Neri, o Carteiro (Solidariedade)*.Contrários à PEC 280/2019: Edegar Pretto (PT), Jeferson Fernandes (PT) e Gerson Burmann (PDT).* O deputado Neri, O Carteiro chegou atrasado à votação, mas registrou ser favorável à PEC.

No último dia 18, o governo do RS anunciou a abertura à iniciativa privada da estatal, responsável pelo fornecimento de água e o tratamento de esgoto de 317 dos 497 municípios do estado.

Com a medida, o estado deixará de ser acionista majoritário da companhia, que é uma sociedade de economia mista de capital aberto. O governo passará a ser acionista de referência da empresa.

Com informações do G1

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente com morte em SP

MP entrou com pedido pela prisão, que já havia sido negada duas vezes

2 dias atrás

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Data também vale para transferências de domicílio eleitoral

3 dias atrás

Ex-policial é condenado a 28 anos de prisão por matar ex-mulher na frente do filho em Porto Alegre

Crime aconteceu no dia 11 de dezembro de 2018 no bairro Ipanema

1 semana atrás

Homem é condenado a mais de 19 anos de prisão por matar idoso após desavença sobre serviço prestado em Eldorado do Sul

Crime aconteceu em julho de 2020 no bairro Progresso

1 semana atrás
Decisão

STF conclui que não há provas que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

Decisão foi anunciada por Alexandre de Moraes nesta quarta-feira (24)

1 semana atrás

MPRS denuncia envolvidos em esquema de propina para compras de máquinas agrícolas em 51 municípios gaúchos

Fraudes aconteceram entre os anos de 2010 e 2015

2 semanas atrás