Educação

Centenas de crianças e adolescentes estão em abandono escolar e evasão em Camaquã

Números foram apresentados durante reunião no Ministério Público com a SMED
Publicado: 06/04/2021 às 11:15 | Atualizada: 08/04/2021 às 23:58
Juares da Luz

Aproximadamente 200 crianças da Educação Infantil e 100 crianças/adolescentes do Ensino Fundamental/EJA estão em situação de evasão e abandono escolar, em Camaquã (RS). Estimativa do números de alunos foi apresentada durante reunião no Ministério Público, no dia 24 de março deste ano, entre a promotora de Justiça com atuação na área da Infância e da Juventude, Fabiane Rios, a secretária municipal da Educação e Desporto, Maria Jussara Aires Haas, e a coordenadora pedagógica, Jaqueline Santos.

O levantamento foi realizado pelas escolas municipais em Busca Ativa (telefonemas, chamamentos pelas redes sociais e visitas nas residências) e através da efetivação das matrículas e rematrículas.

No encontro ainda foi citado que todas as escolas realizaram atividades iniciais de acolhimento para famílias e alunos na abertura do Ano Letivo de 2021, disponibilizando e entregando materiais impressos de 15 em 15 dias.

As instituições de ensino realizam atendimento semanalmente. A instituições de ensino situadas na zona urbana nas segundas, terças e quintas-feiras, e as da zona rural duas vezes por semana, de acordo com a distribuição de transporte individual para as equipes de cada escola.

A Secretaria Municipal da Educação e Desporto (SMED) também divulgou, na sua página oficial, a importância da matrícula a partir dos 4 anos de idade (idade obrigatória, conforme previsto na Lei n.º 9.394/96).

Na ocasião, restaram acordadas medidas visando o retorno destes alunos às escolas, ainda que atualmente as aulas estejam ocorrendo na modalidade remota.

Inicialmente, através de nota, a Promotoria de Justiça e a Secretaria Municipal da Educação e Desporto orientam os pais e/ou os responsáveis legais a promoverem o retorno das crianças e dos adolescentes – em idade obrigatória - às escolas.

Após, caso a medida não surta efeito, serão aplicadas novas medidas, inclusive cíveis e criminais, considerando que o abandono intelectual é delito previsto no artigo 246, do Código Penal, com pena de detenção de quinze dias a um mês, ou multa. Além disso, no Estatudo da Criança e do Adolescente prevê a aplicação de medidas aos pais ou responsáveis (artigo 129) e de proteção em favor dos menores (artigo 101).

Com informações do Ministério Público

Aulas na Rede Estadual de Ensino retornam a partir desta terça nas coordenadorias regionais menos afetadas pelas enchentes

Não há previsão de retorno para Porto Alegre e para coordenadorias que abrangem São Leopoldo, Estrela, Guaíba, Cachoeira do Sul e Canoas

Hoje
Estudo

Escolas do interior de Encruzilhada do Sul seguem sem previsão de retorno das aulas

Na cidade, colégios retomam atividades nesta segunda-feira (6)

3 dias atrás

Seguem suspensas as aulas nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Dom Feliciano

Já as escolas municipais de Educação Infantil permanecem com atendimento presencial

4 dias atrás
Aulas suspensas

Dom Feliciano suspende aulas nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino

Escolas Municipais de Educação Infantil continuam com funcionamento normal

6 dias atrás
Vestibular

UFRGS divulga datas das provas do vestibular 2025

Cronograma completo com o período de inscrição ainda não foi informado

1 semana atrás

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (29)

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país

1 semana atrás