Polícia

URGENTE! Preso jovem de 19 anos que planejava ataque contra escola em São Paulo

Segundo a polícia, suspeito homenageava autor do massacre em Suzano, ocorrido há dois anos
Publicado: 11/05/2021 às 10:19 | Atualizada: 13/05/2021 às 23:53
Matheus Garcia

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo descobriu que um homem de 19 anos estava planejando um ataque a alunos de uma escola na Zona Sul da capital paulista. O suspeito foi preso nessa segunda-feira (10), na região do bairro Americanópolis, onde fica localizada a instituição de ensino.

A partir das informações descobertas pelo Deic, agentes da 1ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) conseguiram acessar trocas de mensagens do suspeito em uma rede social. Foi feita a quebra de sigilo telefônico do suspeito e as provas colhidas foram encaminhadas à Justiça, que expediu mandados de busca e apreensão e de prisão contra o homem.

O rapaz foi localizado na casa de um parente. Também foi apreendido o celular que ele usava para planejar o ataque. A polícia paulista descobriu que o rapaz procurava comprar armas de fogo pela internet.

Conforme a investigação, o suspeito homenageava o autor do massacre em uma escola estadual em Suzano, na Grande São Paulo, ocorrido em março de 2019. Ele, inclusive, usava a foto do criminoso para ilustrar uma de suas redes sociais e criou um e-mail com o nome dele.

O equipamento apreendido foi encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC), responsável pela análise pericial. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender outros possíveis envolvidos no caso. Ao ser interrogado, o jovem assumiu a intenção de praticar o ataque sem nenhum constrangimento, segundo afirmou a polícia.

Em 2020, o suspeito já havia sido preso por manter essas conversas e planejar ações violentas. Ele foi liberado ao alegar problemas mentais.

Nesta terça-feira (11), completa uma semana do atentado a uma creche em Saudades, no Oeste de Santa Catarina. Duas professoras e três crianças menores de dois anos morreram no ataque. O autor, Fabiano Kipper Mai, de 18 anos, segue internado em um hospital de Chapecó, mas sem risco de vida. Após cometer o crime, ele tentou tirar a própria vida.

E na última sexta (7), a Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu um adolescente de 15 anos que planejava invadir uma escola pública em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O atentado também estava sendo planejado pela internet. A polícia apreendeu na casa do adolescente cadernos com desenhos que faziam referência ao nazismo, um passaporte, um notebook, o videogame, um martelo e materiais para fabricar coquetéis molotov.

Polícia Civil prende homem por descumprimento de Medida Protetiva em Amaral Ferrador

Prisão aconteceu em Coxilha Grande, na Zona Rural do município

Ontem

Identificado homem que foi morto a tiros em Camaquã

Crime aconteceu na noite dessa quinta-feira (25), no bairro Parque Residencial do Arroio Duro

Ontem
Crime

PC faz operação contra golpistas de organizações criminosas no RS

Ações aconteceram nas cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Canela, Novo Hamburgo e Porto Alegre

2 dias atrás
Operação Medellin

Depósito com grande quantidade de drogas é localizado em Canoas

Ação aconteceu no bairro Mathias Velho

2 dias atrás
Prisões

Grande operação da Polícia Civil prende sete pessoas no Norte do RS

Ação busca combater o tráfico de drogas na região

3 dias atrás

Agressor de golpes a facão é preso em Camaquã

Tentativa de homicídio ocorreu no bairro Bom Sucesso

3 dias atrás