Polícia

Preso ginecologista acusado de abuso sexual contra pacientes em Canguçu

Mais de 30 mulheres procuraram a polícia para registrar ocorrência contra o médico
Publicado: 17/06/2021 às 18:25 | Atualizada: 19/06/2021 às 23:01
Matheus Garcia

Foi preso, na tarde desta quinta-feira (17), o médico ginecologista acusado de abusar sexualmente de pacientes em Canguçu, na região sul do Rio Grande do Sul. Cairo Barbosa, de 65 anos, é suspeito de ter cometido pelo menos 30 crimes de violência sexual contra mulheres entre 2012 e 2020.

O mandado de prisão preventiva foi decretado pela Comarca de Canguçu e cumprido pela Polícia Civil. O acusado foi encontrado em um apartamento na praia do Cassino, em Rio Grande. Ele deve ser encaminhado para o Presídio Estadual de Canguçu, após passar pelos trâmites legais de praxe. 

O caso ganhou repercussão no final de maio, quando veio à tona que quatro mulheres foram até a delegacia do município e registraram ocorrência contra o médico, alegando que foram abusadas sexualmente durante atendimento no Hospital de Caridade de Canguçu, entre os anos de 2012 e 2017. Nenhuma das vítimas se conhecia e as denúncias foram feitas no decorrer do ano passado. 

A polícia abriu um inquérito para apurar o caso e após o encerramento da investigação, remeteu a conclusão ao Poder Judiciário. Por sua vez, a Justiça expediu medidas cautelares contra o suspeito. Uma delas foi a suspensão imediata das atividades do médico no hospital onde ocorreram as violências. E a segunda foi a suspensão dos direitos dele exercer a profissão em consultório, que está em vigor desde 5 de junho.

Posteriormente, mais mulheres procuraram a polícia para realizar denúncia contra o médico - totalizando 35 vítimas até agora, segundo informações do Ministério Público. Dezesseis crimes já haviam prescrito. Por isso, essas mulheres foram ouvidas apenas como testemunhas.

Conforme os depoimentos, o acusado cometia os abusos de forma semelhante em todos os casos. Durante os atendimentos, ele não utilizava luvas cirúrgicas e realizava a estimulação do clitóris das pacientes, que estavam desacompanhadas no momento. Além disso, pedia para que as mulheres ficassem completamente nuas, apalpava partes do corpo delas e perguntava se estavam sentindo orgasmos.

Barbosa responde pelo crime de violência sexual mediante fraude. O Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) abriu uma sindicância para avaliar a conduta do médico. Se forem constatados os abusos, ele perderá o registro. Os advogados do acusado alegam que ele só vai se manifestar em juízo.

Decrab de Camaquã adquire equipamentos de atendimento pré-hospitalar de combate

Torniquetes e kits de APH foram entregues nesta sexta-feira (3)

2 dias atrás
Prisão

PC prende homem que furtou estabelecimento comercial em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (2)

3 dias atrás

Homem que estuprou adolescente em Camaquã é preso em Pelotas

Crime aconteceu no dia 19 de fevereiro deste ano, no bairro Getúlio Vargas

3 dias atrás
Nova prisão

Após descumprir prisão domiciliar, homem é preso em São Lourenço do Sul

Ação da Polícia Civil aconteceu no começo da tarde desta terça-feira (30)

5 dias atrás
Prisão no interior de Camaquã

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Banhado do Colégio, em Camaquã

Prisão aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

5 dias atrás
Crimes ambientais

PC investiga crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de Porto Alegre

Seis pessoas foram presas na operação que aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

5 dias atrás