Tecnologia

Telescópio Espacial Hubble parou de funcionar há dias, diz Nasa

O Hubble foi lançado há mais de 30 anos
Publicado: 21/06/2021 às 11:00 | Atualizada: 23/06/2021 às 23:11
Redação BJ News

Um acidente no computador do Telescópio Espacial Hubble o levou a entrar no modo de segurança. O Hubble foi lançado há mais de 30 anos; então é normal que já esteja um pouco velho e dê problemas. Felizmente, também sabemos que já foi reparado antes. Embora neste caso seja um pouco diferente, porque eles não vão enviar nenhuma missão com astronautas para consertar o telescópio Hubble, mas sim consertar o computador da Terra.

Aparentemente, há uma falha no computador de carga útil do Hubble que foi detectada em 13 de junho. Então, em 14 de junho, a NASA tentou reiniciar o computador, mas não funcionou. Tentar mudar para o módulo de memória sobressalente também não surtiu efeito, relatou o Engadget. Durante a noite de 17 de junho, ele também retornou a ter várias falhas. Por causa disso, os gerentes do telescópio o colocaram em modo de segurança.

Apesar do problema com o computador Hubble, o telescópio e os instrumentos estão "em boa forma". E foi colocado no modo de segurança como uma precaução ao tentar consertar o problema.

As outras falhas do Hubble em 2021

Esta não é a primeira falha do Telescópio Espacial Hubble neste ano. Infelizmente, a idade não perdoa nem mesmo esse instrumento. Em março passado, houve um erro de software no computador de voo principal, indica o Engadget. Eles também encontraram um problema com os níveis de tensão da Wide Field Câmera 3.

Em outubro, se tudo correr de acordo com o planejado pela NASA, a Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), um novo telescópio espacial, o James, será lançado. Este telescópio tem melhorias em relação ao Hubble e, além disso, você será capaz de olhar mais para trás no tempo do que este. Em princípio, o telescópio James Webb é considerado o substituto do Hubble. No entanto, os pesquisadores esperam que os dois telescópios possam funcionar juntos por um curto período. E então o Hubble deve se aposentar.

Infelizmente, o que as agências querem é uma coisa e o que pode realmente acontecer é outra. Se as falhas do Hubble continuarem, sua aposentadoria pode estar muito mais próxima. No momento, só podemos esperar a NASA reviver o computador de carga útil do Hubble e colocá-lo em funcionamento novamente. Mas, se não o fizerem, poderá ser o fim do telescópio espacial e por alguns meses todas as pesquisas serão interrompidas. Esperançosamente não.

Eleição

Google proíbe anúncios políticos durante as eleições de 2024

Disputas municipais vão acontecer em outubro

5 dias atrás

Como clonar WhatsApp à distância

6 dias atrás

Tecnologias de Satélite: Um Salto Quântico na Automação Agrícola

6 dias atrás

Thomas Law trata do uso de inteligência artificial com presidente do Senado

Casa de Leis discute PL de autoria de Rodrigo Pacheco, que estabelece marco legal para o uso da IA em território brasileiro

2 semanas atrás

Instabilidade de WhatsApp, Instagram e Facebook é "situação preocupante", afirma especialista

Usuários das redes do Meta relataram problemas para acessar os aplicativos na tarde desta quarta-feira (3)

3 semanas atrás
Tecnologia

Caiu! WhatsApp fica fora do ar na tarde desta quarta-feira (3)

Serviço já foi normalizado para grande parte dos usuários

3 semanas atrás