Rural

São Lourenço do Sul confirma primeiro caso de raiva bovina do ano

Mais dois casos suspeitos da doença estão sendo investigados pela Inspetoria Veterinária do município
Publicado: 25/06/2021 às 16:42 | Atualizada: 27/06/2021 às 23:22
Matheus Garcia

Um caso de raiva foi identificado em uma propriedade rural de São Lourenço do Sul nessa quinta-feira (24). É o primeiro registro da doença no município em 2021. O diagnóstico foi confirmado após amostra analisada pelo Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul.

Um bovino de uma fazenda na localidade de Caipira, área rural do município, apresentou sintomas da doença e passou a ser monitorado pela Inspeção Veterinária. O animal veio a óbito após alguns dias da notificação. O dono da propriedade onde o caso foi confirmado recebeu orientação para manter em dia a vacinação contra raiva do rebanho.

Outros casos a partir deste passaram a ser investigados. Atualmente, a Inspetoria Veterinária aguarda o resultado de mais duas amostras coletadas – uma delas na localidade de Feliz. 

Durante três anos seguidos, o município registrou casos de raiva nos rebanhos de bovinos. Em 2017, 2018 e 2019 a doença foi identificada nas localidades de Serra Velha, Sesmaria, Socorro e Coqueiro. Na ocasião, os produtores foram orientados a seguirem vacinando seu rebanho.

Ontem (24), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) emitiu alerta sanitário acerca da raiva dos herbívoros no Rio Grande do Sul. Mariana Pimentel e Guaíba estão entre os municípios em que já foram identificados focos da doença. Já Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul e Porto Alegre estão com alerta de evolução de focos. 

O alerta foi emitido com base em situações registradas no Estado, como a incidência de agressões do morcego hematófago Desmodus rotundus a herbívoros, sem conhecimento e identificação de refúgios. Alguns esconderijos habituais dos morcegos são troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis e casas abandonadas, entre outros. De janeiro a junho, o Programa de Controle da Raiva Herbívora da Secretaria contabilizou 17 focos de raiva em 13 municípios e possível evolução de focos em mais 28.

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no RS

Para a Federarroz, o que já foi colhido tem condições plenas de abastecimento do mercado interno e não há necessidade de importação

Hoje

Irga instala comitê de crise em Camaquã

Primeira reunião do comitê ocorreu na tarde de segunda-feira (6)

Hoje

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

1 semana atrás
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

1 semana atrás
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

3 semanas atrás
Agro

Safra de grãos no RS deve ser 45,3% maior, aponta levantamento da Conab

Brasil deve produzir 294,1 milhões de toneladas

3 semanas atrás