Mundo

Morte de jovem gay brasileiro mobiliza protestos contra homofobia na Espanha

O auxiliar de enfermagem Samuel Luiz Muñiz, de 24 anos, foi espancado até a morte em frente a uma boate do país europeu no último sábado (3)
Publicado: 06/07/2021 às 17:31 | Atualizada: 08/07/2021 às 22:10
Matheus Garcia

Intensas manifestações ocorreram na Espanha após um jovem homossexual, de 24 anos, ser espancado até a morte no fim de semana. Samuel Luiz Muñiz era de nacionalidade brasileira, mas se mudou com a família para o país europeu quando tinha 1 ano de idade. Atualmente, ele trabalhava como auxiliar de enfermagem.

Samuel foi encontrado inconsciente nas proximidades de uma boate em La Coruña, cidade do noroeste espanhol, na noite do último sábado (3). As investigações do caso apontam que o rapaz foi espancado por cerca de dez pessoas depois de ter saído da boate para fumar e fazer uma ligação telefônica. Samuel chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Os agressores fugiram antes do socorro chegar e até o momento não haviam sido identificados. A polícia espanhola não descarta nenhuma linha de investigação, mas a principal seria crime de homofobia.

"Foi um ato selvagem e cruel. Não vamos dar um passo atrás em direitos e liberdades. A Espanha não vai tolerar isso", escreveu o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em uma rede social.

Desde a morte de Samuel, diversos manifestos foram realizados em várias cidades do país nessa segunda-feira (5), incluindo a capital Madrid. Milhares de pessoas se reuniram para protestar, algumas seguravam a bandeira do Orgulho, e foram convocadas por grupos ligados à causa LGTBQI+. Os participantes gritavam "Justiça para Samuel", com faixas e cartazes contendo frases como: "Acabem com a homofobia", "Tudo o que me importa é viver" ou "Eles estão nos matando".

Para a família e uma amiga que estava com Samuel no momento do crime, o jovem foi vítima de crime de ódio por conta da orientação sexual.

Foto: Protestos em Barcelona / Nacho Doce / Reuters

Abalo

Terremoto em Taiwan já matou 12 pessoas e deixou desaparecidos

Abalo sísmico ocasionou queda de prédios e prendeu mais de 400 pessoas em um hotel

4 semanas atrás

Brasileiro que visitou a Finlândia mais de 50 vezes explica porque o país é o mais feliz do mundo

País foi considerado o mais feliz do mundo, pela sétima vez consecutiva, por ranking da ONU

1 mês atrás

Candidata a prefeita é morta a tiros durante comício no México

Gisela Gaytán, de 38 anos, disputava as eleições pelo município de Celaya

1 mês atrás

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Taiwan e deixa ao menos nove pessoas mortas

Esse é o terremoto mais forte dos últimos 25 anos no país

1 mês atrás
Balanço trimestral

Brigada Militar realiza 28,1 mil prisões no primeiro trimestre de 2024

BM ainda realizou a apreensão de 1,6 tonelada de drogas, sendo 1,33 tonelada de maconha, 192,1 quilos de cocaína e 86,7 quilos de crack

1 mês atrás

VÍDEO: ponte desaba após navio cargueiro bater contra a estrutura em Baltimore, nos EUA

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e foram considerados mortos pelas autoridades

1 mês atrás