Tecnologia

Cientistas criam dispositivo de armazenamento com espessura de dois átomos

O dispositivo é o menor do mundo
Publicado: 09/07/2021 às 16:19 | Atualizada: 11/07/2021 às 23:15
Stéfane Costa

Pesquisadores criaram o menor dispositivo de armazenamento do mundo. O objeto possui apenas dois átomos de espessura, enquanto os outros produzidos possuem espessura de 100 átomos.

O processamento de dados, como é feito em computadores e smartphones, trabalha com a alternância entre dois estados, a fim de codificar e processar informações.

Com a técnica nova técnica utilizada pelos cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, a eficiência dos processadores pode aumentar, visto que a espessura reduzida do dispositivo permite que os elétrons levem menos tempo para realizar o deslocamento na camada do objeto. Cumprindo o principal objetivo dos estudiosos da área, que é entregar um produto maior e mais eficiente.

A pesquisa, que resultou na criação deste dispositivo, foi publicada na revista Science, e nela consta que a criação é constituída por uma camada de boro e uma camada de nitrogênio, cada uma destas possui um átomo de espessura, e ficam dispostas em uma estrutura hexagonal.

Esta inovação na forma de produção dos dispositivos tecnológicos de armazenamento podem colaborar para o avanço da tecnologia, e auxiliar em conversões de energia.

Além do ChatGPT: conheça 3 inteligências artificiais para otimizar o seu tempo

As IAs generativas já estão disponíveis em uma escala mais ampla, disponibilizando recursos que atendem às mais diversas necessidades

Ontem
Eleição

Google proíbe anúncios políticos durante as eleições de 2024

Disputas municipais vão acontecer em outubro

6 dias atrás

Como clonar WhatsApp à distância

1 semana atrás

Tecnologias de Satélite: Um Salto Quântico na Automação Agrícola

1 semana atrás

Thomas Law trata do uso de inteligência artificial com presidente do Senado

Casa de Leis discute PL de autoria de Rodrigo Pacheco, que estabelece marco legal para o uso da IA em território brasileiro

2 semanas atrás

Instabilidade de WhatsApp, Instagram e Facebook é "situação preocupante", afirma especialista

Usuários das redes do Meta relataram problemas para acessar os aplicativos na tarde desta quarta-feira (3)

3 semanas atrás